Nem sempre é expectável – ou até desejável – que sejamos absolutamente sinceros a toda a hora. Todos conhecemos o conceito de “mentiras brancas” (ou em inglês “little white lies”). Este são o tipo de mentiras inofensivas que dizemos para agradar os outros ou para facilitar uma determinada situação.
Num contexto de uma relação amorosa pode ser útil saber “contornar” a verdade. Por vezes não ser absolutamente honesto pode garantir que não magoa os sentimentos do seu parceiro, não o envergonha. Ou por vezes, uma simples mentira pode prevenir uma tremenda discussão sobre algo trivial que não tem absolutamente qualquer relevância.
[Leia também: O segredo para “manter a chama acesa” na longevidade da relação]
No entanto nem todas as mentiras são inofensivas. O hábito da desonestidade pode dar origem a comportamentos e atitudes mais sinistras e perigosas que coloquem em risco o bem-estar da relação. Dizer a verdade nem sempre é fácil, mas mentir sobre estes 4 aspetos é certamente pior.
Caso deseje manter uma relação feliz e saudável então estas são as mentiras que deve evitar.
- Mentir sobre uma traição
Um dos exemplos de mentiras mais comum está relacionado com casos extraconjugais. No entanto ao mentir sobre este assunto estamos apenas a tornar tudo ainda muito pior. Podemos acreditar que estamos a mentir para proteger o nosso parceiro, no entanto ao sermos desonestos estamos a perpetuar o erro e a mentira. Se o assunto não for discutido e conversado então a relação pode não ser capaz de sobreviver. Apesar de ser difícil, nestes casos ser sincero pode ser a única forma de tentar resolver a situação e manter um casamento ou relação saudável.
- Mentir sobre os nossos sentimentos
O diálogo e a transparência são dois elementos fundamentais para qualquer casal feliz. Infelizmente é bastante comum que as pessoas não sejam capazes de expressar os seus sentimentos e necessidades com clareza e confiança. Evitam dizer coisas que possam magoar os parceiros. No entanto é exatamente este esforço que acaba por danificar a relação, criando uma frustração e ressentimento capaz de afastar o casal. É essencial que sejam capazes de falar sobre tudo sem rodeios. A verdade é o vosso aliado.
- Mentir sobre o sexo
De acordo com vários inquéritos estima-se que uma grande maioria das mulheres finge ter orgasmos durante o sexo. Este é um dado preocupante pois revela a incapacidade de o casal trabalhar em conjunto para garantir a satisfação dos dois. Mais uma vez, este é um caso em que a comunicação é fundamental. Se nunca revelar ao seu parceiro que algo não está a funcionar ou que algo poderia ser melhor então é provável que ele nunca se aperceba disso. Pode ser difícil falar sobre este assunto, no entanto o silêncio não é uma alternativa viável. Ninguém vai querer ficar preso a uma relação que não consiga gerar a satisfação e felicidade que todos desejamos.
- Mentir sobre dinheiro
Esconder informação financeira sobre compras avultadas ou dividas preocupantes é uma das formas mais eficazes de iniciar um conflito que pode resultar em graves consequências. A verdade é que o dinheiro é um dos temas mais sensíveis e muitos são aqueles que acabam por ter dificuldade em organizar uma gestão financeira responsável que funcione para o casal. É essencial que exista transparência e que não se escondam coisas que possam afetar o bem-estar futuro da relação. Não é por acaso que muitos estudos afirmam que uma das principais razões para se chegar a um divórcio são exatamente as discussões financeiras.
[Leia também: Está numa relação tóxica? Conheça os sinais]