O amendoim é sem qualquer dúvida um dos frutos secos mais conhecidos e apreciados pelos portugueses. Seja para acompanhar uma cerveja ou simplesmente para “matar” a fome durante o dia de trabalho, é um excelente complemento alimentar.
Este é um alimento bastante utilizado em diversas receitas culinárias, tais como sobremesas, lanches, barras de cereais, bolos e chocolates, sendo fácil de se encontrar em supermercados, pequenas mercearias e lojas de produtos alimentares.
[Leia também: Saiba por que deve comer mais frutos secos]
Apesar do seu elevado teor calórico, o amendoim é uma escolha saudável que assegura um conjunto de importantes benefícios para a sua saúde. Desde vitaminas até à fibra, estas são apenas algumas das razões que o devem fazer privilegiar o consumo deste alimento.
- Excelente fonte de biotina
A biotina é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina H. Atua principalmente ao ajudar o organismo no metabolismo energético das proteínas, gorduras e hidratos de carbono, no crescimento celular e na produção de enzimas.
Os estudos preliminares sugerem que esta vitamina pode ser benéfica para o eficaz tratamento da esclerose múltipla, da diabetes e de outros tipos de doenças cerebrais. É particularmente aconselhada às grávidas na medida em que até pequenas doses de biotina podem reduzir o risco de certas má-formações durante a gestação do bebé.
- Gorduras monoinsaturadas importantes para a sua saúde cardíaca
Sendo certo que habitualmente os amendoins são “acusados” de conter altos níveis de calorias, a verdade é que a gordura presente neste tipo de frutos secos é do tipo saudável, podendo inclusive ser importante para manter o seu coração saudável. Altos níveis de gorduras monoinsaturadas no seu regime alimentar promovem uma eficaz “limpeza” das artérias, ajudando a melhorar a sua circulação sanguínea e reduzem o risco de ataque cardíaco.
- Contém o mesmo tipo de antioxidantes que o vinho tinto
Os antioxidantes são capazes de proteger o nosso organismo contra os danos que certas moléculas podem causar nas células. A atividade negativa destes “agentes radicais” pode estimular a formação de células cancerígenas. Assim é fundamental garantir um consumo apropriado de antioxidantes, capazes de nos proteger.
Tal como o vinho tinto, o amendoim contém um tipo poderoso de antioxidante – o resveratrol – conhecido pela sua capacidade de estimular a atividade cognitiva do cérebro e por diminuir o risco de enfarte.
- Protege contra as pedras nos rins
Certos fatores podem contribuir para aumentar o risco de vir a sofrer deste problema de saúde. Pessoas depois dos 40, mulheres, com excesso de peso e com um regime alimentar rico em carboidratos parecem ser as principais “vítimas”.
Um estudo (Tsai, Leitzmann, Hu, Willet e Giovannucci, 2004) realizado ao longo de vários anos descobriu que um elevado consumo de frutos secos contribuiu para a redução de 25% do risco de aparecimento de pedras nos rins.
- Contém cobre
Este é um mineral essencial importante para o bem-estar do nosso organismo que, no entanto, acaba por ser desvalorizado por muitos nas suas escolhas alimentares. Entre as suas diversas funções, o cobre é responsável pelo transporte de ferro, pelo fortalecimento do sistema imunitário e ainda por um estímulo a atividade cerebral.
Baixo níveis deste mineral no nosso organismo podem estar associado a diversos problemas de saúde, desde um maior risco de doenças cardíacas até ao agravamento de problemas neurodegenerativos como o Alzheimer ou Parkinson.
[Leia também: Será o pistácio um superalimento? Estas são as conclusões dos especialistas]