<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

21 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

Portugueses expressam um nível de preocupação superior à média neste domínio (78%)

Um estudo gobal realizado recentemente pela Agência de Comunicação internacional MARCO, revela opiniões e sentimentos contraditórios em relação à IA. O 3º Relatório Global de Consumo MARCO 2024 revela um contraste impressionante: receio de perder o emprego, por um lado, e antecipação de uma vida mais fácil, por outro, sublinhando a complexidade de percepções gerada pela Inteligência Artificial.  O inquérito foi realizado de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, com uma amostra total de 7.300 consumidores, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA) em parceria com a CINT.

Portugal destaca-se na preocupação com a criação de comportamentos de risco associados à IA

É uma preocupação para si que a IA crie preconceitos e outros comportamentos de risco?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

Portugal, destaca-se como o país onde os inquiridos expressaram um maior nível de preocupação (78%) sobre a possibilidade de a IA criar preconceitos e outros comportamentos de risco. Paralelamente, 74% dos inquiridos nacionais acreditam que a IA vai substituir trabalhos e 60% acham ser uma ameaça à humanidade. Ainda assim, ao mesmo tempo, a maioria (72%) mostra-se confiante de que a IA irá facilitar a vida.

Considera a IA uma ameaça à humanidade?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

Já no que diz respeito à aplicação da IA nos diversos setores sócio-económicos, apenas 17% dos Portugueses sabem que pode também ser utilizada na agricultura, em comparação com os 68% que sabem que pode ser utilizada na escrita de textos e criação de conteúdos

E é precisamente na escrita de textos, sobretudo de notícias, que os portugueses estão mais preocupados. 84% dos inquiridos acreditam que com a IA o perigo de difusão de notícias falsas aumenta e mais de metade (60%) afirma que não confia em notícias que foram escritas recorrendo a inteligência artificial.

                        Acha que a IA aumenta o risco de notícias falsas?  (Portugal)                           Confiaria numa notícia escrita por inteligência artificial? (Portugal)

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácilA perspectiva global

A nível global, o cenário é muito semelhante. Uma média 72% dos participantes no inquérito a nível global receia que a Inteligência Artificial possa vir a substituir trabalhos nas mais diversas áreas económicas, uma lista onde Portugal aparece em terceiro lugar, apenas atrás da África do Sul, Espanha e México, e a par do Reino Unido.

 

Considera que a IA irá substituir postos de trabalho?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácilNo entanto, apesar das preocupações, a maioria dos inquiridos (68%) a nível global continua otimista quanto ao potencial da IA para simplificar e melhorar as suas vidas. Em particular, os brasileiros encabeçam a lista (87%) como os mais optimistas, abraçando o poder transformador da IA, enquanto os americanos aparecem como os mais cautelosos (57%), refletindo uma maior relutância em relação à tecnologia.

Considera que a IA vai melhorar as nossas vidas?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

No que diz respeito às ferramentas de IA mais populares, a maioria dos consumidores (59%) reconhece o seu papel na escrita de textos, seguido da criação/edição de imagens (58%). Os inquiridos estão menos conscientes da utilização da IA na indústria automóvel (40%), na educação (43%), no campo da medicina (37%), na agricultura (19%) e na pecuária, e ainda menos (11%) citam outras aplicações. Estes números refletem uma familiaridade crescente com o papel da IA nas atividades quotidianas.

“Embora a IA possa parecer assustadora, a chave está na educação e na consciencialização. Compreender a tecnologia e as suas implicações dá poder aos indivíduos e ajuda a desmistificar o medo que rodeia a IA. À medida que avançamos, a promoção de uma cultura de educação será fundamental para abraçar as oportunidades que a IA apresenta para melhorar as nossas vidas.” – sublinha Didier Lagae, cofundador da MARCO.

À medida que as diferentes indústrias passam pela transformação digital, compreender e abordar estas preocupações será crucial para promover uma relação positiva entre a tecnologia e a força de trabalho.

Metodologia

O inquérito Global de Consumo MARCO 2024 tem como objetivo explorar e analisar as atitudes e o nível de consciencialização dos consumidores relativamente à IA em 11 mercados-chave. A pesquisa decorreu de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, fornecendo um retrato abrangente das visões contemporâneas sobre tópicos globais. A pesquisa online envolveu uma amostra diversificada de mais de 7.300 participantes, representando países com paisagens culturais, económicas e tecnológicas distintas. Os mercados incluídos foram o Brasil, a França, a Alemanha, a Itália, o México, Marrocos, Portugal, a África do Sul, a Espanha, o Reino Unido e os EUA. Esta seleção diversificada quis captar uma compreensão holística do comportamento global do consumidor. Foi concebido um questionário para abranger vários aspectos para perceber tendências de consumo nas mais diversas áreas, desde meios de comunicação social, marcas, aplicações de IA, sustentabilidade e ainda cultura de trabalho.

 

Mais Recentes

Colesterol elevado? Evite estes 10 erros depois dos 50 anos

há 6 horas

Açúcar escondido acelera o envelhecimento e está em mais alimentos do que imagina

há 7 horas

Maior consumo de alimentos processados “pode estar a contribuir para o aumento das alergias alimentares”

há 8 horas

Cinco alimentos que ajudam a queimar gordura abdominal e a melhorar a saúde intestinal

há 8 horas

Eridu: a cidade mais antiga da humanidade está a reescrever a história da civilização

há 9 horas

Dentes do siso podem esconder células que revolucionam tratamentos de doenças, revela estudo

há 10 horas

Um “plástico bolha” capaz de salvar o mundo? Novo material extrai água potável… no meio do deserto

há 13 horas

Como funciona o cérebro de um psicopata? Saiba o que diz um novo estudo

há 13 horas

Qual será o cheiro do Inferno? IA ajuda a reviver odores históricos

há 13 horas

Beber café sem açúcar ou natas pode ajudar a viver mais, revela estudo

há 13 horas

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 14 horas

Sono profundo pode desbloquear momentos de génio: estudo revela ligação entre sestas e criatividade

há 14 horas

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 14 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 15 horas

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 15 horas

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 1 dia

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 1 dia

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 1 dia

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 1 dia

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.