Existem dois tipos de pessoas neste mundo: as que fazem todos os dias a cama e aquelas que deixam a roupa de cama desarrumada. Estes “dois lados” defendem habitualmente esta decisão utilizando todo o tipo de argumentos.
Recentemente têm-se tornado mais evidentes os eventuais benefícios de seguir este simples ritual todas as manhãs, nomeadamente para o nosso equilíbrio emocional. De um melhor sono, até uma mente mais tranquila, muitos parecem ser os aspetos positivos associados.
[Leia também: 20 coisas que o estão a fazer envelhecer mais rápido (e que pode mudar)]
Porque devemos fazer a cama?
Muitas acreditam acham que fazer a cama é um completo desperdício de tempo. “Porquê estar afinal a arrumar algo que daqui a umas horas sabemos que vamos voltar a desarrumar?”. Estas pessoas encaram o fazer a cama apenas como um ritual aborrecido.
No entanto esta atividade pode ser encarada como muito mais do que uma simples tarefa. É forma organizada de começar o dia que nos ajuda igualmente a “limpar” a mente e a sentir os efeitos positivos de uma primeira conquista, de uma primeira tarefa concretizada.
Fazer uma cama é uma demonstração de uma intenção, de um compromisso em fazer as pequenas coisas que nos trazem gratificação e equilíbrio. É algo que podemos controlar, que está ao nosso alcance. É um primeiro sucesso que nos ajuda a começar o dia de uma forma positiva.
Possíveis benefícios
A investigação cientifica sobre este tema é ainda pouco clara, todavia existem um conjunto de evidências que apontam para os aspetos mais positivos deste ritual. Sobretudo no que diz respeito ao nosso equilibro e bem-estar emocional.
Eis alguns dos potenciais benefícios associados que deve conhecer:
- Um sentimento de conquista;
- Uma sensação de calma;
- Melhor sono;
- Uma melhor organização;
- Maior concentração;
- Relaxamento;
- Redução de stress.