“É ainda mais especial receber este prémio numa fase tão difícil para a nossa área como esta e é ainda mais especial trazer o prémio para Portugal. Sentimos um enorme orgulho e um sentimento de recompensa por não termos tido medo de arriscar e termos sido arrojados. Este espaço é a materialização da experiência que queremos que os nossos clientes tenham. Ir ao Nómada Chiado é sem dúvida viajar”, afirma Rui de Oliveira, sócio fundador do Grupo Nómada.
O Nómada Chiado, pensado pelo atelier Spacegram Studio e situado em pleno coração do Chiado, é como uma imersão num ambiente calmo e sofisticado, onde brilha o mármore cor de tijolo e as paredes de madeira criadas em 3D e fresadas em CNC.
“A nossa intervenção partiu de um espaço interior existente caracterizado por estruturas em cúpula no qual quisemos criar um espaço experimental, imersivo, caloroso e sofisticado. Proposemos 3 espaços distintos, mas complementares, a partir da articulação material e riqueza textural.
As peças escultóricas, nas duas salas ajudam a contar a história e conceito do restaurante e da sua cozinha, uma viagem nomádica à volta do globo conectada pela ligação à água.”, diz-nos o atelier Spacegram Studio, responsável por pensar tanto o Nómada Chiado como o Nómada Avenidas.
Este prémio, que o Nómada Chiado traz para Portugal este ano, expressa o cuidado e atenção que a equipa Spacegram colocou na criação deste espaço, que pretende manter o nível de excelência Nómada mas criar um ambiente mais soturno e intimista, quando comparado com o Nómada Avenidas, que prima pela luz e claridade do espaço.
O Nómada Chiado foi também finalista dos Frame Awards 2021, ficando no TOP 5, os conceituados prémios de design de interiores que exaltam a inovação, a criatividade, funcionalidade e sustentabilidade dos espaços.
Inaugurado em plena pandemia, em maio de 2020, o Nómada Chiado afirma-se como um restaurante único no panorama Lisboeta, tanto pela sua carta, que funde perfeitamente a alta cozinha contemporânea com a inspiração nipónica, como pelo seu espaço, um mergulho no fundo do mar em pleno Chiado.