Todos lhe reconhecemos a designação, mas sabe o que são cervejas do estilo bock?

Fique a saber tudo sobre elas.

As cervejas bock são um estilo de cerveja alemã conhecido tradicionalmente por trazer cervejas escuras, levemente adocicadas, com lúpulos leves e colorações que variam do cobre ao castanho até ao avermelhado, sempre com sabor maltado e notas de caramelo.

As cervejas bock representam a Escola Alemã e surgiram por volta do século XIV, na cidade de Einbeck, no norte do país.

Naquela altura era normal que cervejas de diferentes pontos do país fossem apreciadas noutras outras regiões e enviadas para a família real que se encontrava na Baviera.

Diz  lenda que o Duque Wilhelm V gostou tanto delas que serviu de inspiração para a fabricação de Ales na Baviera com características similares às das cervejas do norte, que eram conhecidas por terem mais presença.

Anos depois, o Duque Maximiliam, sucessor de Wilhelm, contratou o principal cervejeiro de Einbeck para melhorar as então Ales da região.

O cervejeiro Elias Pichler, uniu técnicas e tradições de Munique à receita da sua cidade natal para transformar as Ale em Lager (cervejas de baixa fermentação). Quando a cerveja de Munique ficou pronta, foi batizada e lançada com o nome de Ainpöeckish Bier, em homenagem a Einbeck.

Não demorou muito para que os consumidores passassem a chamá-la de Ainpöeckish, depois Poeck e, finalmente, Bock.

As bock têm um amargor muito leve e pouca presença de lúpulo, que serve apenas para equilibrar.

Maibock ou Helles Bock
São as bock mais claras e ligeiramente mais lupuladas do que as bock tradicionais. Geralmente têm cor dourada e não têm características de olfato ou paladar de caramelo.

Weizenbock
Levam trigo e que carregam características típicas das Weizenbier. Podem ser Helles Weizenbock (claras) ou Dunkles Weiszenbock (escuras).

Doppelbock
Doppel, em alemão, significa “dobro”, pelo que são bocks duas vezes. São cervejas com características de malte muito mais presentes, além de teor alcoólico mais alto, podendo ultrapassar os 10%

Eisbock
Eis, em alemão, significa “gelo”. Estas passam por um processo de congelamento parcial, no qual o gelo formado é removido, tornando a cerveja uma bebida com sabores muito mais presentes e teor alcoólico nas alturas: podem ter até 14%

Ler Mais