Durante anos muito se especulou sobre qual seria o título da futura mulher do rei, mas foi a própria rainha Isabel II pôs fim a todas as especulações durante o Jubileu de Platina: Camila seria conhecida como rainha consorte.
O título de rainha consorte é dado à esposa do rei governante. Contudo, não significa que ela tenha os mesmos poderes de uma rainha considerada chefe de estado. O consorte tem um tratamento diferenciado dependendo do reino ao qual pertence.
Em fevereiro, durante a comemoração de seus 70 anos de reinado, Isabel II pediu que Camila fosse reconhecida como rainha consorte, em vez de princesa consorte.
«É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camila seja rainha consorte», disse a rainha num comunicado.
Direitos e deveres da rainha consorte
A principal função de um rei ou rainha consorte é dar apoio ao rei ou rainha nas suas tarefas, embora, na realidade, não tenha funções específicas ou obrigações e responsabilidades estabelecidas, ao contrário do monarca.
Ao ocupar o cargo, a rainha consorte terá de assumir um papel importante nos diversos compromissos políticos, atos públicos, eventos oficiais, viagens e outros.