Alguns sintomas desta doença neurológica crónica são uma forte dor de cabeça, náusea e vómito. A mudança no estilo de vida torna-se fundamental para impedir que as dores sejam frequentes. Por exemplo, deve-se evitar o consumo de altas doses de cafeína, ter uma dieta equilibrada, fazer exercício físico e dormir bem.
No entanto, caso a enxaqueca se mantenha, a médica neurologista britânica, Carolyn Bernstein, apresenta quatro métodos naturais para a aliviar.
1- Consumir cafeína
Contudo, a eficácia desta dica pode variar dependendo da pessoa e da sua reação à cafeína.
Esta substância pode ajudar a mitigar a tensão dos músculos e os sintomas de dor. Pode, inclusive, acelerar o efeito de medicamentos para tratar a enxaqueca.
2- Aplique compressas quentes e frias
O calor e o frio aliviam muitas vezes a dor e a tensão.
3- Massajar e exercitar o pescoço
A massagem pode relaxar os músculos e todo o corpo, incluindo a mente.
Este tipo de exercício, no pescoço, pode aliviar a enxaqueca por estar, muito tempo, com a cabeça na mesma posição (o que acontece por exemplo, durante o trabalho ou quando está a usar o computador).
Outra sugestão simples é mover, devagar, o pescoço/crânio de um lado para o outro e de frente para trás.
4- Descanse num quarto escuro e silencioso
O stress é um dos principais elementos que provoca esse tipo de dor aflitiva. Se estiver a experienciar um momento stressante, pode estar sensível à luz ou ao barulho.
É recomendado descansar num espaço tranquilo e sem luz, sentado ou deitado e de olhos fechados, para relaxar a parte superior do corpo.
Segundo a estimativa da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, cerca de dois milhões de portugueses sofrem de enxaquecas. Dos quais, 700 mil apresentam a forma grave, com mais de quatro crises por mês. Quase 80 por cento dos portugueses que sofrem de enxaqueca sentem-se limitados para cumprir tarefas diárias e metade dos pacientes portugueses faltou em média 3,8 dias ao trabalho, por causa das fortes dores de cabeça.