Partilhar

Vai a Londres em breve? Não pode perder esta exposição. Além de interessante, é gratuita

Ora veja.

15 Março 2023
Forever Young

O quadro “A Mulher Velha”, de Quinten Massys, terá sido pioneiro na arte satírica no Renascimento, inspirado por desenhos do contemporâneo Leonardo da Vinci, de acordo com uma nova exposição do museu de arte antiga britânico The National Gallery, avança a Lusa.

Esta é a premissa de “A Duquesa Feia: Beleza e Sátira no Renascimento”, que explora os conceitos de beleza, velhice e misoginia nos séculos XV e XVI como contexto de uma das obras mais emblemáticas da coleção do museu.

Ao longo dos séculos, numerosas teorias rodearam o meticuloso retrato de uma mulher de aspeto grotesco e másculo adornada com um toucado, cujo vestido decotado evidencia o busto, enquanto segura um botão de rosa.

A tela datada de 1513 é conhecida por ter inspirado as emblemáticas ilustrações de John Tenniel em 1865 do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Em 1920, a leiloeira Christie’s vendeu a obra alegando que representava Margaret Maultasch, Duquesa de Carinthia, descrita como a “mulher mais feia da história”, o que levou a imprensa a batizar o quadro de “A Duquesa Feia”.

Mais recentemente, académicos sugeriram que a mulher representada sofreria da doença de Paget, que provoca hipertrofia óssea que afeta frequentemente o crânio e às vezes os maxilares e os ossos faciais.

Porém, ao expor a obra juntamente com desenhos e esculturas da época, a programadora, Emma Capron, defende que Massys (1465/6-1530) fazia parte de um crescente movimento artístico mais vasto durante o Renascimento interessado em explorar o grotesco e cómico.

Para esta exposição, a “Duquesa Feia” foi reunida em público pela segunda vez apenas com o par, “Um Homem Velho”, produzida por Massys no mesmo ano e agora pertencente a um colecionador privado norte-americano.

O quadro perfila um indivíduo visivelmente marcado pela idade, mas num estilo mais convencional e discreto, que parece rejeitar a investida amorosa da mulher.

Segundo Emma Capron, “de acordo com a antiga comédia e sátira humanista, o humor não era gratuito, mas servia um propósito didático”.

“Massys usou o ridículo para fazer um comentário moralizador sobre a vaidade e luxúria dos idosos, especialmente das mulheres idosas, cuja suposta sexualidade desregrada era o alvo frequente das piadas renascentistas”, escreve no catálogo.

A exposição, patente numa pequena sala do museu, reúne pela primeira vez o quadro com reproduções da época de desenhos de Leonardo da Vinci, cedidos pelo rei Carlos III, de rostos com trações exagerados.

Um deles é idêntico ao do retrato de Massys, mostrando a influência do trabalho do italiano sobre o pintor holandês, e reforça a existência de um movimento artístico no Renascimento que satirizou e desdenhou mulheres mais velhas.

Outras obras emprestadas por museus e colecionadores estrangeiros incluem um desenho de cerca de 1500 do alemão Albrecht Dürer de uma bruxa representada visualmente pela primeira vez como anciã, ou um busto em cerâmica do italiano Antonio da Faenza de uma mulher infeliz a fazer uma careta.

Para além de serem movidos por preconceitos de pudor e misoginia da época, os artistas viam na caracterização de mulheres idosas proporcionavam uma possibilidade para se divertirem e serem criativos para além das formalidades exigidas pela beleza, explicou Capron.

“Umberto Eco disse que a beleza é restringida por certas regras, enquanto a fealdade é infinita e imprevisível”, citou.

A exposição, de acesso gratuito, na National Gallery abre ao público na quinta-feira e ficará aberta ao público até 11 de junho.

Mais Recentes

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 2 horas

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 3 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 4 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 6 horas

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 7 horas

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 1 dia

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 1 dia

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 1 dia

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 1 dia

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 1 dia

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 2 dias

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 2 dias

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 2 dias

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 2 dias

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 2 dias

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 2 dias

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 2 dias

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 2 dias

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 2 dias

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.