Partilhar

Vai a Londres em breve? Não pode perder esta exposição. Além de interessante, é gratuita

Ora veja.

15 Março 2023
Forever Young

O quadro “A Mulher Velha”, de Quinten Massys, terá sido pioneiro na arte satírica no Renascimento, inspirado por desenhos do contemporâneo Leonardo da Vinci, de acordo com uma nova exposição do museu de arte antiga britânico The National Gallery, avança a Lusa.

Esta é a premissa de “A Duquesa Feia: Beleza e Sátira no Renascimento”, que explora os conceitos de beleza, velhice e misoginia nos séculos XV e XVI como contexto de uma das obras mais emblemáticas da coleção do museu.

Ao longo dos séculos, numerosas teorias rodearam o meticuloso retrato de uma mulher de aspeto grotesco e másculo adornada com um toucado, cujo vestido decotado evidencia o busto, enquanto segura um botão de rosa.

A tela datada de 1513 é conhecida por ter inspirado as emblemáticas ilustrações de John Tenniel em 1865 do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Em 1920, a leiloeira Christie’s vendeu a obra alegando que representava Margaret Maultasch, Duquesa de Carinthia, descrita como a “mulher mais feia da história”, o que levou a imprensa a batizar o quadro de “A Duquesa Feia”.

Mais recentemente, académicos sugeriram que a mulher representada sofreria da doença de Paget, que provoca hipertrofia óssea que afeta frequentemente o crânio e às vezes os maxilares e os ossos faciais.

Porém, ao expor a obra juntamente com desenhos e esculturas da época, a programadora, Emma Capron, defende que Massys (1465/6-1530) fazia parte de um crescente movimento artístico mais vasto durante o Renascimento interessado em explorar o grotesco e cómico.

Para esta exposição, a “Duquesa Feia” foi reunida em público pela segunda vez apenas com o par, “Um Homem Velho”, produzida por Massys no mesmo ano e agora pertencente a um colecionador privado norte-americano.

O quadro perfila um indivíduo visivelmente marcado pela idade, mas num estilo mais convencional e discreto, que parece rejeitar a investida amorosa da mulher.

Segundo Emma Capron, “de acordo com a antiga comédia e sátira humanista, o humor não era gratuito, mas servia um propósito didático”.

“Massys usou o ridículo para fazer um comentário moralizador sobre a vaidade e luxúria dos idosos, especialmente das mulheres idosas, cuja suposta sexualidade desregrada era o alvo frequente das piadas renascentistas”, escreve no catálogo.

A exposição, patente numa pequena sala do museu, reúne pela primeira vez o quadro com reproduções da época de desenhos de Leonardo da Vinci, cedidos pelo rei Carlos III, de rostos com trações exagerados.

Um deles é idêntico ao do retrato de Massys, mostrando a influência do trabalho do italiano sobre o pintor holandês, e reforça a existência de um movimento artístico no Renascimento que satirizou e desdenhou mulheres mais velhas.

Outras obras emprestadas por museus e colecionadores estrangeiros incluem um desenho de cerca de 1500 do alemão Albrecht Dürer de uma bruxa representada visualmente pela primeira vez como anciã, ou um busto em cerâmica do italiano Antonio da Faenza de uma mulher infeliz a fazer uma careta.

Para além de serem movidos por preconceitos de pudor e misoginia da época, os artistas viam na caracterização de mulheres idosas proporcionavam uma possibilidade para se divertirem e serem criativos para além das formalidades exigidas pela beleza, explicou Capron.

“Umberto Eco disse que a beleza é restringida por certas regras, enquanto a fealdade é infinita e imprevisível”, citou.

A exposição, de acesso gratuito, na National Gallery abre ao público na quinta-feira e ficará aberta ao público até 11 de junho.

Mais Recentes

É difícil confiar: estes são os signos que mais traem. Arrisca a descobrir quais são?

há 10 horas

Dia Mundial da Diabetes: «Os sintomas iniciais do pé diabético são, muitas vezes, impercetíveis, ligeiros e desvalorizados », Miguel Vila Pouca, podologista

há 11 horas

Por este motivo há 5 distritos do continente sob aviso amarelo

há 12 horas

Portugal entre os países europeus onde a segurança não é obrigatória quando se fala em trotinete elétrica

há 12 horas

Diabetes: número de doentes diagnosticados sobe para 900 mil, o valor mais alto de sempre

há 12 horas

Vai poder experimentar os tratamentos do Melhor Spa do Mundo com 50% de desconto, e nem precisa de sair de Lisboa

há 12 horas

Um toque de elegância e glamour nesta época festiva é a proposta desta marca

há 1 dia

Se tem o hábito de conduzir na via do meio, cuidado: há multas (pesadas) e pode ficar sem a carta

há 1 dia

Até podem ser os mais felizes, mas os finlandeses não são, de todo, os mais saudáveis do mundo

há 1 dia

Esta coca-cola vai ser retirada do mercado, e nós descobrimos o motivo

há 1 dia

Estes são os efeitos no cérebro do uso diário do TikTok e do Instagram, segundo a neurociência

há 1 dia

Quando for usar a garrafa do óleo não deite fora a tampa: ela tem uma função que poucos conhecem

há 1 dia

Costuma chorar quando vê filmes ou lê livros tristes? Cuidado: pode ser um sinal de morte prematura, dizem os cientistas

há 1 dia

Poupe até 50 euros por mês na conta da luz: saiba aqui o que deve fazer

há 1 dia

Os signos mais propensos a enriquecer: será o seu um deles?

há 1 dia

Estas pessoas já morreram mas continuam a fazer (muito) dinheiro: saiba como isso é possível

há 1 dia

Da disenteria à hepatite A: os principais riscos para a saúde pública das vítimas da DANA

há 1 dia

Portagens vão aumentar em 2025: saiba aqui quanto vai ter de pagar a mais

há 1 dia

Será que se podem comer ovos fora do prazo? Saiba se ainda são bons para consumir não pondo em causa a saúde

há 1 dia

Bloqueio nas artérias: fique alerta a estes primeiros sintomas

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.