Partilhar

Brevemente vai encontrar um novo símbolo nos alimentos: significa que o preço que vai pagar é justo

Anuncio foi feito agora.

16 Março 2023
Forever Young

Maria do Céu Antunes divulgou que será criado um símbolo para produtos alimentares que chegam aos consumidores por um preço justo. Selo estará nos produtos ou nas respetivas embalagens.

A ministra da Agricultura e da Alimentação divulgou que será criado um símbolo que ateste que os produtos alimentares cheguem aos consumidores com um preço justo, refletido em todas as etapas da cadeia nacional.

Segundo Maria do Céu Antunes, a medida, que se corporizará na colocação desse selo nos produtos ou nas respetivas embalagens, insere-se na iniciativa do Observatório de Preços, tutelado pelo ministério, que avalia a transparência em toda a cadeia de valor no setor agroalimentar.

Temos de identificar os problemas e ter medidas que tornem toda a cadeia alimentar num sistema justo para os agricultores, para a transformação, transportes, grandes e pequenas superfícies e para o consumidor”, disse a governante à margem de uma vista às instalações da Agros, União de Cooperativas do setor do leite, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

A ministra apontou que esse símbolo que atesta o preço justo, que avançará depois de conhecidas as avaliações do Observatório, ainda este ano, vai garantir “que ninguém tem prejuízo e que foram criadas condições de sustentabilidade de toda a cadeia alimentar”.

Acreditamos que, com isto, o consumidor, quando for ao supermercado comprar os seus produtos, pode escolher com a convicção de que não deixou ninguém para trás”, completou a governante.

Maria do Céu Antunes garantiu que o Governo continua a trabalhar para “criar uma cadeia justa”, mesmo reconhecendo que ainda existem algumas assimetrias, nomeadamente com a perda de rendimentos dos agricultores, que o ministério promete apoiar.

Os dados mostram que na produção há uma quebra de rendimento nos agricultores, sobretudo devido ao aumento dos custos de produção, de cerca 14%. Já houve um aumento nos apoios dados ao setor, de 2,6 %, mas que ainda não é suficiente para impedir essa diminuição do rendimento”, analisou a responsável da tutela.

A governante garantiu que continuam a ser negociadas, com a Comissão Europeia, verbas suplementares de apoio para combater a crise da inflação, que também afeta o setor, e que estas serão complementadas com dotações do Orçamento de Estado.

Além dos apoios regulares, sabemos que estas ajudas extraordinárias podem não ser suficientes para anular o efeito destas crises sucessivas na produção e no consumidor. Por isso, estamos a mobilizar tudo o que está ao nosso alcance para mitigar esses efeitos”, garantiu Maria do Céu Antunes.

Sobre a possibilidade de criar uma proteção extra para os consumidores, fixando, por exemplo, um congelamento dos preços dos bens essenciais, a ministra considerou ser “muito prematuro falar em medidas em concreto”.

Não podemos criar expectativa a que não possamos responder. Além disso, pode criar condições para afastar os diversos elementos da cadeia alimentar e colocá-los uns contra os outros. É um problema de todos, que nos tem de mobilizar a todos, para termos respostas sustentáveis”, completou.

Nesse âmbito de uma mobilização conjunta, a ministra da Agricultura e da Alimentação divulgou que no próximo dia 22 de março, haverá uma reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA), com representação das áreas governativas da Agricultura e Economia e todos os elementos da cadeia, desde a produção à distribuição.

Mais Recentes

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 2 minutos

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 10 minutos

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 16 minutos

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 36 minutos

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 59 minutos

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 1 hora

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 1 hora

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 2 horas

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 18 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 19 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 19 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 20 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 20 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 21 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 23 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 23 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 23 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 23 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 23 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.