O guia de viagem TastleAtlas partilha a lista dos 10 opres pratos.
Pizza frita, Escócia
Fritam a pizza em óleo quente em vez de a colocar forno. É comum encontrar nas lojas de batatas fritas por todo o país esta refeição extremamente calórica e nada saudável frequentemente servida com sal, vinagre e a própria porção de batatas fritas como acompanhamento.
Tête de veau, França
Este prato francês é feito com uma cabeça de bezerro fervida durante muito tempo até que a carne fique macia e a pele adquira uma consistência gelatinosa. A língua e os miolos também são cozidos separadamente com uma combinação de especiarias, e os três tipos de carne são servidos juntos em fatias grossas numa travessa com legumes, geralmente batatas e cenouras.
Vegetable Roll, Irlanda do Norte (UK)
O vegetable roll é um embutido de carne bovina em formato de linguiça. É levemente temperado com ervas frescas e depois frito ou grelhado e geralmente servido com cogumelos, mas também pode ser acompanhado de purê de batata e feijão.
Gule Arter, Dinamarca
Embora tenha surgido como um prato simples e rústico, a sopa de ervilhas tornou-se ao longo dos anos num clássico nacional. É feita com ervilhas verdes ou amarelas que são cozidas juntamente com vários vegetais e temperos.
O prato é frequentemente complementado com carne de porco ou carne defumada.
Stegte sild, Dinamarca
Um clássico dinamarquês, o arenque é um peixe feito em conserva ou frito, caracterizado por uma textura macia e acidez suave. Os filés de arenque são empanados com pão ralado ou farinha, fritos até ficarem crocantes e depois submersos numa salmoura levemente adocicada que geralmente é temperada e complementada com vegetais.
Aranha frita, Camboja
A cidade de Skuon, no Camboja, sofreu uma infestação de aranhas na década de 70. Perante a fome que assolava o país, os moradores começaram a comer os aracnídeos, e, desde então, a prática continua.
As aranhas (geralmente tarântulas) são empanadas e fritas em óleo quente, depois servidas com algumas ervas locais frescas numa base de arroz ou massa.
Anis de Flavigny, França
Estes doces são tradicionalmente produzidos em Flavigny com uma receita criada em 1591. As sementes de anis são primeiro colocadas numa panela e cobertas com uma combinação de açúcar e água e, em seguida, as panelas são giradas para que fiquem cobertas com a mistura. Depois são separadas e secam durante 15 dias.
Hákarl, Islândia
Hákarl é a iguaria nacional da Islândia feita de carne de tubarão curada. Ela é primeiro fermentada durante três meses, e depois pendurada para secar por mais quatro ou cinco.
Bolo de pizza, Canadá
O bolo é feito de várias camadas de pizza que são assadas numa panela ou numa assadeira com laterais altas. As receitas variam no número de camadas de pizza, variando de três a seis, mas o recheio é sempre o mesmo; molho de tomate, calabresa e muito queijo.
Salada Indigirka, Rússia
Indigirka é uma salada de peixe russa que teve origem na região da Iacútia. São cubos de peixe congelados, combinados com cebola, óleo, sal e pimenta. A salada é tipicamente feita de peixe branco e é tradicionalmente servida em tigelas de gelo.