Partilhar

Usa Nolotil para as dores? Infarmed aconselha cuidados no uso deste medicamento

O metamizol é uma substância presente em medicamentos como o Nolotil que pode causar alterações no sangue. Siga as recomendações para uma toma segura.

1 Setembro 2019
Forever Young
5 significados de uma dor no peito

Têm surgido notícias sobre os riscos do metamizol devido à possível associação da toma de Nolotil (composto por metamizol) e a morte de 10 britânicos em Espanha. Não foi estabelecida qualquer associação direta entre a toma do analgésico e as mortes ocorridas. No entanto, há alguns cuidados que deve ter ao tomar esta medicação, alerta a DECO.

Utilizado para o tratamento da dor e febre, o metamizol encontra-se nos medicamentos sujeitos a receita médica NolotilDolocalma e Metamizol Cinfa. A utilização de medicamentos contendo esta substância pode causar uma reação adversa – a agranulocitose – que, apesar de ser grave, é muito rara.

 

A agranulocitose é uma doença aguda do sangue que se caracteriza pela redução ou ausência de leucócitos granulosos, um tipo de glóbulos brancos, que são as principais células na primeira linha de defesa imunitária, especialmente no combate às bactérias e fungos.

Em comunicado, o Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, refere que, em Portugal, entre 2008 e 2018, “foram notificados ao sistema de farmacovigilância 11 casos de agranulocitose potencialmente associados à utilização de metamizol, com uma frequência de 1 a 2 casos por ano (o que se encontra dentro da frequência expectável de uma reação muito rara)”.

Para minimizar os riscos associados à utilização de metamizol, segundo o Infarmed, há algumas recomendações que deve seguir:

  • o metamizol deve ser utilizado por um curto período de tempo (no máximo, 7 dias). Em caso de utilização mais prolongada, os valores do hemograma devem ser monitorizados;
  • os doentes com reações hematológicas prévias ao metamizol ou em tratamento com imunossupressores não devem utilizar medicamentos que contenham a substância;
  • a prescrição destes medicamentos em doentes idosos deve ser feita com especial atenção;
  • os doentes a quem foi prescrito metamizol não devem interromper o tratamento. Deverão consultar imediatamente o médico se surgirem sinais e sintomas de discrasia sanguínea, tais como mal-estar geral, infeção, febre persistente, hematomas, hemorragias ou palidez.

De acordo com o Infarmed, estes medicamentos mantêm uma relação benefício-risco positiva desde que cumpridas todas as indicações de uso do metamizol e as precauções referidas.

Não tome medicamentos sujeitos a receita médicaque não tenham sido prescritos para si. Deve tomar apenas o que é aconselhado pelo médico e seguir as indicações. Se sobrarem medicamentos de uma prescrição anterior, não os utilize, a não ser que sejam novamente recomendados pelo médico.

Mais Recentes

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 32 minutos

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 2 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 3 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 21 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 22 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 23 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 24 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.