Partilhar

Mantenha-se em forma. Estes são os desportos ideais para maiores de 50

Conheça os desportos ideais para continuar ou retomar a sua prática nos seus anos dourados.

25 Maio 2020
Forever Young

A prática de exercício físico confere benefícios que são bem conhecidos e vários estudos comprovam-nos. Há várias formas de se manter em forma, tanto física como mentalmente, desde andar, correr, andar de bicicleta com os amigos a jogos de duplas ou equipas, como o ténis.

No entanto, nem todas as modalidades desportivas são recomendadas a partir de uma certa idade, porque os riscos que estes acarretam para o corpo superiorizam o prazer que a pessoa possa sentir. Elaborámos uma lista dos cinco desportos mais indicados para pessoas que desejam permanecer ativas ou, apenas, se quiserem começar a praticar desporto aos 50 anos.

1- Natação

Nadar é um dos melhores desportos para atletas de qualquer idade. A natação é mesmo o desporto que os médicos mais recomendam às pessoas, de acordo com o site Fitness Drum, pois as pessoas conseguem melhorar o seu sistema cardiovascular; aumentar a sua força muscular; aliviar o stress; a água tem um menor impacto no corpo, existindo um risco mais reduzido de contrair lesões.

Além disso, nadar pode ser também uma boa ajuda para as pessoas que pretendem sair de casa e socializar, assim como, na perda de peso ou manutenção de uma boa forma física.

2- Ténis

A prática desta modalidade pode ser uma excelente ajuda para quem valoriza a vertente social no desporto, pois pode conhecer muitas pessoas ou até mesmo reforçar o contacto com outras. Um artigo da revista Exame dá até o exemplo de «negócios que começam a ser feitos no court».

Além disso, este é um desporto que faculta vários benefícios ao corpo humano: coordenação, resistência, força muscular, reflexos e melhoria da condição física generalizada.

3- Golfe

Este é o desporto que mais facilmente se imagina uma pessoa com mais de 50 anos a praticar, pela tranquilidade despertada pelo cenário envolvente e a própria dinâmica do jogo. Os praticantes de golfe podem beneficiar com o aumento da flexibilidade nos músculos e articulações, pois este é um desporto que requer mais da técnica dos movimentos, e do seu sistema cardiovascular, por ainda terem de andar uns bons quilómetros entre e depois das tacadas.

Aliás, o golfe é um ótimo desporto para as pessoas que desejam permanecer ativas, mas que podem ter pequenos problemas de saúde, como redução de massa muscular ou artrite – ambas mais comuns com a idade, de acordo com alguns especialistas.

4- Andar de bicicleta

A organização norte-americana PeopleForBikes diz que o ciclismo «é surpreendentemente popular entre as gerações com mais de 50 anos». Isto porque na verdade estar em cima de uma bicicleta e começar a pedalar dá uma sensação de liberdade. A saúde também agradece, pois um estudo alemão comprova que este é um bom exercício para o sistema cardiovascular, a aceleração do metabolismo e o controlo do peso, entre outros benefícios para a saúde.

5- Ioga

Até pode nunca ter perdido a uma boa forma, mas eventualmente o corpo diminui a velocidade a partir de uma certa altura. Ai, é quando os desportos mais ativos podem tornar-se menos atraentes ou mesmo impossíveis de realizar. Na procura de alternativas vai encontrar, seguramente, o ioga.

Esta opção pode trazer enormes benefícios, por isso conheça algumas vantagens do porquê praticar ioga depois dos 50.

https://foreveryoung.sapo.pt/porque-praticar-ioga-depois-dos-50/

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 4 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 5 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 5 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 5 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 5 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 5 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 6 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 7 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 7 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 8 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 9 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 9 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 9 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 9 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 10 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 11 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 11 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 12 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 13 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.