Esse é o objetivo de todos, como o empreendedor e autor Doug Armey que partilhou no site Quora dez princípios que o podem ajudar a desfrutar do seu futuro.
1- O sexo não desaparece. Talvez para alguns, mas, na verdade, pode até «ficar melhor». Pois, uma pessoa a partir de uma certa altura na vida «sabe mais, está menos stressada e pode, inclusive, ter todo o tempo do mundo».
2- As pessoas pensam que é velho. O ditado diz que velhos são os trapos e a prova disso é o próprio autor Doug Armey, que «aos sessenta anos, descia montanhas num trenó e a praticar karatê». Ainda assim, o empreendedor recomenda precaução, por isso, não deixe que o orgulho tolde a razão.
3- Mantenha a cabeça fresca e “jovem”. O seu corpo pode já ter outra aparência e ter perdido certas capacidades, mas a cabeça é que comanda. Porém, pode ser boa ideia não se deixar «enganar e pensar que tem 30 anos».
4- Tenha calma, pois consegue chegar lá. As pessoas podem «pensar que fisicamente já não consegue acompanhar» e até pode já nem conseguir acabar uma maratona, mas «realmente, qual é a pressa?».
5- Não perde a sanidade mental com o tempo. As pessoas podem pensar o contrário e até pode esquecer algumas coisas de vez em quando. Todavia, depois dos 50 ainda pode fazer «tanto de forma criativa e mental como sempre e com muito mais conhecimento e experiência».
6- A reforma há-de chegar no tempo certo. Não existe uma idade definida para começar a pensar em se aposentar. Experimente reduzir o tempo que dedica ao trabalho e privilegiar o seu tempo livre, em que pode «desfrutar da liberdade para fazer outras coisas divertidas, como visitar o novo neto», por exemplo.
7- Seja tão enérgico e robusto como sempre foi. Defenda as suas ideias e vontades com o mesmo vigor que demonstrou até aqui. As pessoas podem esperar que uma pessoa com a idade “amoleça” e se torne mais conservadora, mas mantenha a sua energia do costume, pelo menos, até a sua saúde o permitir.
8- Tenha um espírito positivo. As pessoas podem diminuir o ritmo das suas vidas com a idade, mas isso não significa que deixe de «viver a vida», aproveitando e «divertindo mais do que nunca» com as pequenas coisas da vida.
9- Por isso, não queira voltar atrás no tempo. Muitas pessoas podem ansiar pelos dias em que tinham 20 anos. Evite esse pensamento, desfrute do que já conseguiu até aqui e pense no que ainda lhe falta alcançar.
10- Mantenha-se ocupado. Com coisas de que gosta ou não, o que interessa é que vá adiando o natural «medo da morte». Ter a sua cabeça atarefada vai distrai-lo e fazer aproveitar a vida.