02Se já teve que enfrentar situações complicadas na sua vida, como a morte de um familiar, uma doença grave ou algum tipo de incapacidade física/mental, então deve saber o quão difícil pode ser ter que pedir ajuda aos outros. Dependendo da dificuldade em questão, pode ser desconfortável ou embaraçoso dar demasiada atenção a um problema seu.
Apesar de tudo isto, existem alturas em que podemos precisar absolutamente de uma qualquer assistência ou apoio. É natural que as pessoas que mais gostam de si, queiram contribuir positivamente, ajudando no que for necessário. Mas muitas vezes podem não saber como o fazer. É necessário que seja você a demonstrar de que forma estas pessoas, amigos e familiares, podem contribuir para o seu bem-estar. Eis algumas sugestões de como o pode fazer.
- Partilhe a sua história
Muitas pessoas acabam por se queixar de que nas alturas em que mais precisavam de apoio, os seus amigos não estiveram lá para ajudar. A questão que se coloca é: mas será que eles sequer sabiam que você estava a precisar de um apoio?
Acontece invariavelmente que algumas pessoas se surpreendam como o facto de familiares e amigos estarem com doenças, incapacidade físicas, dificuldades financeiras, sem nunca o revelarem. Guardam segredo. Por mais que queiram estar do seu lado, estas pessoas só o podem ajudar se souberem que algo está errado.
A nossa recomendação? Partilhe a sua vida com os outros. Conte as novidades, sejam elas boas ou más.
- Diga sim quando lhe oferecem ajuda
As pessoas precisam umas das outras. Especialmente quando estamos mais fragilizados o apoio de uma outra pessoa pode ser fundamental para tornar a nossa vida mais confortável. Por mais que se queira sentir forte, e evitar tornar-se num fardo, não recuse uma ajuda.
Quando alguém lhe perguntar se pode fazer algo em seu benefício não tenha medo de dizer “sim”. Este é o primeiro passo para garantir que não está sozinho a “lutar” contra uma qualquer dificuldade.
- Peça uma companhia silenciosa
Ultrapassar uma situação traumática pode ser particularmente difícil. A perda de um filho é um exemplo de algo que é absolutamente devastador para uma mãe ou pai. Nestes casos pode ser difícil perceber de que forma é que as outras pessoas, familiares e amigos, podem intervir e prestar uma qualquer ajuda. Quem sofre com estas tragédias não sabe como pedir ajuda ou sequer que tipo de apoio pode precisar.
Por vezes a ajuda mais eficaz pode ser a mais silenciosa. Ter um amigo ou familiar que simplesmente aproveite algum do seu tempo para vir ter connosco, com uma garrafa de vinho e dois copos, sem ter o objetivo de falar, pode ser maravilhoso. Alguém que apenas esteja lá. Que se sente ao nosso lado e que esteja disponível para ouvir caso assim estejamos preparados.
- Seja honesto em relação ao que precisa (e ao que não precisa)
Podemos recear magoar os sentimentos das outras pessoas quando esclarecemos exatamente o que precisamos e, sobretudo, o que não precisamos. As outras pessoas não conseguem ler a nossa mente, por isso quando nos trazem pela milésima vez um prato de comida ou nos ligam várias vezes durante a noite, podem não perceber que podemos não necessitar destas coisas.
Pode ser importante esclarecer gentilmente que ao invés de comida, precisa antes de uma ajuda a transportar o lixo por exemplo. Explique isto de uma forma agradecida e vai ver que eles irão compreender.