Para muitos trabalhadores a idade avançada pode transformar-se num problema. Os preconceitos associados ao avançar da idade determinam que certas pessoas acabam por se sentir prejudicadas no seu local de trabalho. O facto de serem percecionadas como menos capazes, menos ágeis e flexíveis que os seus colegas mais novos, prejudica as suas possibilidades de obterem certas promoções ou aumentos salariais.
Quando levadas a um extremo, estas situações ilegais de discriminação, com base exclusivamente na idade dos trabalhadores, podem não apenas ter implicações no futuro profissional das pessoas, como podem também afetar tremendamente o seu bem-estar psicológico.
Recentemente o portal da AARP (associação americana de proteção dos reformados), pediu o apoio de dois especialistas legais dedicados à área laboral, com vista a perceber quais são as medidas que estas pessoas podem tomar para se protegerem deste tipo de descriminação.
- Fale com um supervisor
Inicialmente pode não ser necessário nenhum tipo de reclamação formal. Dependendo dos casos, o mais indicado pode ser mesmo ir falar com um supervisor, ainda em jeito informal, e explicar a situação
- Guarde todas as informações e historial
Guarde uma cópia de todos os comentários, emails, ou documentos que possam demonstrar que existiu uma qualquer discriminação com base na idade. Uma “linha temporal” é importante para provar como tudo sucedeu, inclusive para exibir possíveis retaliações que possam ter acontecido após a queixa inicial. Não transfira documentos e emails de trabalho para o seu email pessoal ou para uma outra pessoa externa caso isso seja considerado pelo seu empregador uma prática ilegal.
- Contrate um advogado
Caso as conversações iniciais com o seu supervisor não resolvam o assunto, então o melhor será começar a idealizar uma queixa formal. Para tal é fundamental ter o apoio de um advogado. Melhor do que ninguém ele será capaz de o aconselhar e de o ajudar a perceber quais serão as melhores opções futuras. Eventualmente preparando uma via judicial, caso assim seja necessário.
- Considere a possibilidade de mediação
Antes de avançar para tribunal, saiba que muitos casos de disputas podem ser resolvidos por via de uma mediação. Estas sessões, fora dos tribunais, irão procurar perceber se será possível chegar a um entendimento entre as duas partes envolvidas, evitando assim a demora, as complicações e os custos associados aos tribunais.
- Via judicial
Caso tudo o resto falhe, então não terá outra alternativa que não envolva uma ida a tribunal. Aqui, em conjunto com o seu advogado, terá a possibilidade de expor o seu caso e procurar obter uma decisão favorável.