Partilhar

Em 2020 quer ser mais saudável? Estas dicas podem ajudar

Reunimos algumas pequenas (mas importantes) decisões que pode tomar para se colocar no caminho certo, rumo a um futuro mais saudável.

15 Janeiro 2020
Forever Young
10 Dicas para ter um estilo de vida saudável aos 50

Agora que estamos já a viver o Novo Ano, é tempo de arregaçar as mangas e começar a fazer acontecer tudo aquilo que desejou na noite de 31 de Dezembro. Pensar em resoluções e desejos para o próximo ano é fácil… Agora concretizar realmente os objetivos já é mais difícil.

Caso vá ao encontro da maioria, é natural que parte das suas resoluções tenham que ver com conseguir viver um estilo de vida mais saudável. Seja com o objetivo de comer melhor, de reduzir peso, de ficar mais forte ou até de melhorar o seu bem-estar mental, a verdade é que este ano pode transformar-se numa das melhores fases da sua vida. Para isso basta que tome as decisões certas.

De forma a ajudar neste processo, reunimos um conjunto de dicas e conselhos que poderão ser importantes para o manter motivado ao longo do ano.

  1. Expanda a sua vida social

Ter um grupo forte de amigos e alargar a sua rede de contatos sociais pode ser um importante fator para assegurar que se mantém saudável. De acordo com um estudo de 2015, publicado no “Journal of Epidemiology and Community Health” os indivíduos mais envelhecidos que mantém várias relações de amizade, vivem em média mais tempo do que os que têm pouco ou nenhuns amigos.

  1. Torne o seu trajeto diário mais ativo

Este ano poupe algum dinheiro em combustível e reduza as horas passadas nas intermináveis filas de trânsito. Escolha um estilo de vida mais saudável e experimente ir todos os dias a pé ou de bicicleta até ao seu local de trabalho. Em alternativa escolha sempre preferencialmente opções de transportes públicos.

  1. Passe pelo menos 2 horas por semana fora de casa

De acordo com um estudo de 2019, publicado no “Scientific Reports”, duas horas é o tempo mínimo que deve passar por semana fora de casa, junto de natureza, de forma a garantir que mantém um bem-estar físico e mental.

  1. Limite o seu consumo televisivo

O sedentarismo é um dos principais problemas que pode afetar a sua saúde. Os estudos apontam para o facto de cada hora passada em frente ao écran de televisão, poder a longo prazo retirar cerca de 22 minutos à sua esperança média de vida.

  1. Coma menos açúcar

Caso queira tornar-se mais saudável em 2020, então (infelizmente) deixar de comer tanto açúcar é um passo fundamental. Um excesso de açúcar pode estar na origem não só de casos de obesidade como pode também afetar negativamente a sua aparência, na medida em que promove o surgimento de rugas, linhas e manchas na pele.

  1. Aumente o número de horas de sono

Esta deve ser uma prioridade na sua vida. Dormir pelo menos 7 horas diárias está associado a inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar. Tente evitar o uso de dispositivos eletrónicos na cama de forma a melhorar a qualidade do seu sono. Dormir nu ou com pouca roupa é igualmente recomendado.

  1. Melhore a sua postura

A postura pode não ser considerada uma coisa absolutamente fundamental para a sua saúde, mas a verdade é que a sua posição corporal pode afetar o seu bem-estar de formas surpreendentes. Estar sentado ou em pé com as costas direitas, faz-nos sentir mais confiantes e ajuda a colocar menos tensão sob a coluna e músculos, reduzindo o risco de lesões.

  1. Use as escadas sempre que possível

Diversos estudos parecem comprovar que o simples ato de decidir ir pelas escadas ao invés de usar elevadores ou escadas-rolantes, pode significar que acaba por queimar um número importante de calorias e reduz a sua pressão arterial. Tudo importante para diminuir o risco de mortes prematuras.

  1. Acorde mais cedo

Ao invés de dormir até tarde, experimente começar a acordar mais cedo. Este tempo extra poderá ser aproveitado para cuidar de si. Independentemente de escolher ir ao ginásio, meditar ou preparar um pequeno-almoço mais cuidado, vai ver que irá sentir os benefícios de definir o seu alarme despertador um pouco mais cedo.

  1. Mantenha-se positivo

Este é um ponto que cada vez mais parece ser crucial para assegurar que vive uma vida plena. De acordo com um estudo de 2010, publicado na “Clinical Practice and Epidemiology in Mental Health”, as pessoas com uma atitude mais positiva são as que lidam com o stress de uma melhor e mais eficaz forma. Lembre-se: a simples maneira como percecionamos a nossa vida e tudo aquilo que nos acontece, pode influenciar o nosso estado de saúde.

Mais Recentes

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 35 minutos

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 19 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 20 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 21 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 22 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 23 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 24 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.