Os avanços tecnológicos dos últimos anos levaram a uma mudança radical nos comportamentos e rotinas sociais. O smartphone é um dos dispositivos que conseguiu mudar muito o nosso quotidiano.
As funcionalidades fornecidas pelas novas tecnologias, especificamente, pelo smartphone, são as mais diversas. Contudo, a sua utilização deve ser moderada.
Estes cinco conselhos vão ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com o seu smartphone.
Estabelecer limites no tempo de utilização
Sejam crianças ou adultos, é importante estabelecer limites de tempo para toda a família. Os pais são o exemplo e têm de racionalizar o seu tempo em frente ao ecrã do smartphone, para instruir nos filhos as vantagens de ter um comportamento responsável na utilização da tecnologia.
Evitar o smartphone às refeições e em reuniões
Além do tempo, também os momentos em que se utiliza o smartphone têm de ser apurados. Utilizar o smartphone à mesa é para muitos um hábito, mas deve tentar colocá-lo de lado, em silêncio ou mesmo desligado, quando estiver a comer ou na companhia de outras pessoas.
Desativar algumas notificações em horário laboral
Isto permitirá reduzir o tempo gasto com o smartphone, além de evitar uma distrações desnecessárias no local de trabalho.
Recuperar o hábito das chamadas telefónicas
O tempo “perdido” a trocar mensagens – a principal forma de comunicação -, pode ser recuperado se se resolver o assunto com uma simples chamada. A recuperação desse hábito permitirá uma comunicação mais económica (de tempo) e mais eficiente, pois uma chamada pode agregar o conteúdo de várias mensagens.
Deixar o smartphone em casa
Numa perspetiva mais radical, talvez, tentar colocar o smartphone de lado quando realizamos certas atividades, como compras ou treinos desportivos, pode ajudar a uma maior concentração no que se está a fazer. Também o pode fazer na companhia de amigos ou familiares mais próximos, quando sabe que não vai precisar do smartphone.