Partilhar

Exposição com 90 obras de Vieira da Silva e Arpad Szenes abre hoje

saiba onde.

18 Outubro 2023
Forever Young

Uma exposição com mais de 90 obras do casal de artistas Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) e Árpád Szenès (1897-1985) abre ao público na quarta-feira, no Museu Mohammed VI de Arte Moderna e Contemporânea, em Rabat, Marrocos, avança a Lusa.

“Une histoire d’amour et de peinture” (“Uma história de amor e de pintura”, em tradução literal) dá título a esta mostra, a primeira dos artistas realizada até hoje em Marrocos, segundo a organização da Fundação Árpád Szenès – Vieira da Silva (FASVS) a convite da Fundação Nacional dos Museus de Marrocos.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da FASVS, António Gomes de Pinho, sublinhou que esta mostra “é também a maior já realizada em África e no Mundo Árabe, onde a obra da artista já teve algumas presenças, mas nunca numa exposição com estas características e esta dimensão”.

“Também envolve uma parte documental, com outra exposição de caráter fotobiográfico, sobre a relação entre Vieira da Silva e Árpád Szenès, para dar a conhecer os artistas ao público de Marrocos”, acrescentou, numa conversa telefónica a partir de Rabat, onde decorre a inauguração, ao fim da tarde de hoje, com uma conferência de imprensa.

A exposição, com curadoria de Marina Bairrão Ruivo, que também se encontra na capital marroquina – e que vai deixar a FASVS no final de outubro, ao fim de 30 anos naquela instituição – ficará patente até 15 de fevereiro 2024.

O conjunto de obras é proveniente do acervo da FASVS, que detém o museu em Lisboa, na Praça das Amoreiras, e também da Fundação Millennium bcp, do Metropolitano de Lisboa e de outros colecionadores privados.

“As obras escolhidas e o confronto entre elas permitem uma visão global da importância destes artistas no contexto da criação contemporânea do século XX, e em particular da Escola de Paris a que ambos pertenceram”, segundo a curadoria.

Segundo o presidente da FASVS, Marina Bairrão Ruivo sairá “por comum acordo” daquela entidade, que “aproveitou a circunstância para fazer uma reflexão e algumas mudanças”, numa altura em que se prepara para celebrar os 30 anos de existência.

Questionado sobre esse programa comemorativo, Gomes de Pinho indicou que “está prevista uma grande exposição em outubro [de 2024], sobre os 30 anos da FASVS, e outra, em colaboração com a Assembleia da República, sobre Vieira da Silva e a Liberdade”.

“Embora vivendo em Paris e não sendo uma artista militante, [Vieira da silva] era de esquerda e da oposição. Teve uma intervenção muito interessante no período do 25 de Abril porque, a pedido da poetisa Sofia de Mello Breyner, criou dois cartazes que ficaram como icónicos da Revolução, sob o tema ‘A poesia está na Rua’”, recordou.

Gomes de Pinho sublinhou que a artista viveu intensamente esse momento histórico: “Ela esteve sempre do lado da Liberdade, e é isso que queremos evocar. Ela era muito amiga de Mário Soares e é daí que resulta uma reconciliação com Portugal e a criação da FASVS em Lisboa”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da fundação desde 2013.

O presidente da fundação indicou que apesar de Marina Bairrão Ruivo, especialista na obra de Vieira da Silva, estar de saída do museu, é esperada a sua colaboração na preparação deste programa.

O Museu Árpád Szenès-Vieira da Silva, gerido pela fundação, foi inaugurado a 03 de novembro de 1994, e o seu acervo cobre um vasto período da produção de pintura e desenho do casal: de 1911 a 1985, para Árpád Szenès, e de 1926 a 1986, para Maria Helena Vieira da Silva.

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 10 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 10 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 11 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 11 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 11 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 11 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 12 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 13 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 13 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 14 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 14 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 14 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 15 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 15 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 16 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 16 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 16 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 17 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 17 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.