Os benefícios da groselha indiana, também conhecida como Amla, podem ser parcialmente atribuídos ao seu alto teor de vitamina C. A groselha indiana ajuda a estimular o sistema imunológico, retardando o envelhecimento, tratando infeções na garganta, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e melhorando a saúde do coração.
Amla atua como um agente diurético e, portanto, é pensado para melhorar a absorção de alimentos, equilibrar os ácidos do estômago, fortalecer o fígado e nutrir o cérebro e funcionamento mental. Também fortalece os pulmões, aumenta a fertilidade, ajuda o sistema urinário, melhora a qualidade da pele e promove cabelos mais saudáveis. Esta fruta aumenta a vitalidade, auxilia no cuidado da visão e melhora o tônus muscular.
[Leia também: 5 tipos perfeitos de óleos essenciais para purificar o ar da sua casa]
Apesar de não ser comestível, o óleo de amla é igualmente conhecido pelos seus inúmeros benefícios, nomeadamente para a proteção e saúde do cabelo.
As groselhas secas são colocadas numa mistura oleosa (com base de coco ou mineral) que irá favorecer a libertação dos óleos naturais dos frutos. O resultado final é depois filtrado e purificado antes de puder ser aplicado.
Eis alguns dos principais benefícios da aplicação deste óleo para a saúde da sua pele e cabelo.
- Propriedade anti-inflamatórias
Este é um óleo particularmente útil para a redução de certas inflamações, assim como para o combate à caspa – devido às suas propriedades antibacterianas.
- Fortalece o cabelo
Este óleo está repleto de importantes nutrientes, vitaminas e minerais capazes de acrescentar vitalidade, brilho e hidratação a todos os tipos de cabelo.
- Hidrata o cabelo mais seco
Se o seu cabelo está mais seco ou quebradiço, então este óleo poderá tornar-se num importante aliado. O sumo e óleo de amla contém até cerca de 81,2% de humidade, permitindo assim cuidar dos fios mais secos.
- Reduz a oleosidade
O nosso cabelo tende a ficar mais oleoso sempre que o nosso escalpe produz um excesso de sebosidade justificado pela desidratação. Ao cuidarmos e hidratarmos a pele do escalpe estaremos assim a evitar este resultado.
- Protege a cutícula dos cabelos
Esta é a parte mais exterior dos fios de cabelo. É essencial para a proteção da saúde interna do cabelo, ao bloquear a maior parte dos danos provocados pelo excesso de calor ou água. Os antioxidantes presentes no óleo de amla permite auxiliar esta proteção.
- Ajuda a prevenir a queda de cabelo
Um estudo publicado em 2012 concluiu que este óleo funciona como um poderoso inibidor da 5-alfa redutase. A maior parte dos medicamentos e tratamentos pensados para travar a queda de cabelo passam pela aplicação de certos inibidores. Sendo certo que é necessária ainda mais investigação para concluir que este óleo pode travar a queda, não existe já qualquer dúvida de que ajuda a fortalecer a saúde dos fios de cabelo.
[Leia também: Pode este óleo natural reverter a queda de cabelo? Conheça os seus benefícios]