<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Centro de Interpretação José Luís Peixoto inaugurado este mês em Galveias

10 Janeiro 2024
Forever Young

Um centro de interpretação dedicado à vida e obra do escritor José Luís Peixoto vai ser inaugurado em Galveias, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), no próximo dia 21, num investimento superior a 387 mil euros.

Oeiras, 26/3/2021 - José Luís Peixoto, escritor posa no Parque dos Poetas. Um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. As suas mais recentes obras são Autobiografia (2019), na prosa, e Regresso a Casa (2020), na poesia. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

O projeto, a inaugurar às 10:30 de dia 21 e desenvolvido pela Junta de Freguesia de Galveias, vai ocupar uma antiga casa senhorial daquela vila, da qual é natural o escritor, avança a Lusa.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da junta de freguesia, Maria Fernanda Bacalhau, explicou hoje que se trata de um projeto “estruturante” para a identificação e identidade da região, uma vez que a vila tem o “privilégio” de ter José Luís Peixoto entre os naturais da freguesia.

“É um projeto que é uma mais-valia para o nosso território, para a promoção da freguesia, tendo em consideração que José Luís Peixoto é um embaixador nato de Galveias pelo mundo”, notou.

A ideia de avançar para a criação do Centro de Interpretação José Luís Peixoto surgiu na sequência do lançamento do romance “Galveias”, da autoria do escritor.

A junta de freguesia apresentou uma candidatura, que foi aprovada, ao VALORIZAR, programa do Turismo de Portugal de apoio ao investimento na promoção da qualificação do destino turístico Portugal, pelo que o projeto é comparticipado a 70%.

O centro de interpretação surge no espaço onde estava instalada a Casa da Cultura, que entretanto foi mudada para outro local, e a Junta de Freguesia de Galveias requalificou esse imóvel para acolher este novo projeto.

Maria Fernanda Bacalhau explicou que o equipamento vai funcionar em três pisos, com uma sala para exposições temporárias que, na inauguração, vai já contar com uma mostra de fotografia alusiva à obra do escritor, intitulada “Morreste-me”.

“Vamos abrir com esta exposição de fotografia”, inspirada “no livro que o escritor escreveu quando o seu pai faleceu”, disse.

A autarca explicou ainda que o centro conta com uma outra sala dedicada ao livro “Galveias”, uma sala multimédia polivalente ou um espaço de leitura.

Outra das valências é um espaço focado no percurso e na obra do escritor, onde os visitantes poderão observar capas e exemplares dos livros de José Luís Peixoto, escritos nos vários idiomas em que a sua obra foi editada pelo mundo.

“Há também um outro espaço dedicado às outras atividades de José Luís Peixoto, não apenas as relacionadas com a escrita, pois durante o seu percurso de juventude esteve ligado à música e a outras manifestações culturais, viagens, entre outros aspetos”, elencou.

No dia 21, vai também ser inaugurada a Rota Literária “Galveias”, constituída por 22 pontos registados na obra literária do escritor e que ‘convidam’ os visitantes a percorrer a freguesia.

“A rota literária são pontos de interesse na vila e na freguesia, pontos referidos no livro ‘Galveias’, como edifícios, capelas, edifícios com história, largos, azinhagas, entre outros. Estes pontos têm um percurso que inicia e depois termina no centro de interpretação”, referiu a autarca.

Na inauguração do Centro de Interpretação José Luis Peixoto, vai ainda atuar a Banda da Sociedade Filarmónica Galveense.

Mais Recentes

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 4 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 5 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 17 horas

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 21 horas

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 21 horas

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 22 horas

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 23 horas

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 23 horas

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 23 horas

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 1 dia

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 1 dia

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 1 dia

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 1 dia

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 1 dia

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 1 dia

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.