Partilhar

PSP preparada para vários cenários na manifestação de sábado da extrema-direita

A PSP adiantou estar “a planear uma operação policial que possa ser adaptada aos diferentes cenários possíveis” para a manifestação de sábado em Lisboa promovida pela extrema-direita, cuja proibição da autarquia os promotores impugnaram, aguardando decisão judicial.

2 Fevereiro 2024
Forever Young

Em comunicado divulgado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) lembra que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) não autorizou a manifestação organizada pelo ‘Grupo 1143’, um movimento de extrema-direita que tem como porta-voz o militante neonazi Mário Machado, tendo a autarquia tomado a decisão na sequência da análise de risco da PSP, que entendeu não estarem reunidas condições de segurança para a realização do evento na zona da Mouraria, avança a Lusa.

“Com base no nosso parecer, a CML decidiu não autorizar a realização da manifestação nos termos propostos pelo promotor que, não concordando com esta decisão, interpôs uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo. A CML e a PSP encontram-se a aguardar pela competente decisão judicial, estando neste momento a planear uma operação policial que possa ser adaptada aos diferentes cenários possíveis”, refere a PSP em comunicado.

A PSP refere também que “continua a recolher informação e a acompanhar os desenvolvimentos referentes à iniciativa agendada para dia 03 de fevereiro, nomeadamente através de fontes abertas”, para “avaliar os potenciais riscos associados à iniciativa e planear a operação policial mais adequada às necessidades”.

Os promotores do protesto “Contra a islamização da Europa” pedem à justiça a proteção do seu direito de manifestação, depois de a autarquia de Lisboa ter proibido a iniciativa, segundo a ação a que a Lusa teve acesso.

O militante de extrema-direita Mário Machado apresentou uma “intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias” junto do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, exigindo a revogação da proibição da Câmara de Lisboa de uma manifestação para 03 de fevereiro, na zona da Mouraria.

Na ação, são citadas notícias dos ‘media’ com opiniões de constitucionalistas, referindo que a lei garante a liberdade de reunião e a proibição da manifestação “seria uma violação de outra liberdade, a de expressão”.

Mário Machado acusa a CML de permitir contramanifestações, referindo-se a ativistas antirracismo que anunciaram uma contramanifestação, entretanto transformada num arraial multicultural para o Largo do Intendente.

O arraial tem início às 16:00 no Largo do Intendente, duas horas antes da ação de protesto promovida pela extrema-direita, que contestam a entrada de imigrantes em Portugal, particularmente de culturas e religiões muito diferentes.

Perante a proibição da manifestação, o ‘Grupo 1143’, anunciou, numa declaração nas plataformas da organização, uma “ação de protesto” com as mesmas motivações para 03 de fevereiro, às 18:00, em Lisboa, mas sem anúncio do local.

A CML decidiu na quarta-feira, por unanimidade, reafirmar o compromisso da cidade “com a tolerância, a igualdade, a interculturalidade, a luta contra o racismo e a xenofobia”, saudando a não autorização da manifestação “Contra a Islamização da Europa”.

Em reunião pública, os vereadores do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre) propuseram um voto de saudação, intitulado “Lisboa, cidade sem muros nem ameias”, que foi subscrito pelo Bloco de Esquerda (BE) e pelo Livre.

 

Mais Recentes

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 1 hora

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 1 hora

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 2 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 2 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 2 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 3 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 3 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 3 horas

Além de águas mil, abril pode trazer amores do passado para estes 4 signos

há 4 horas

Se quer descobrir se está a envelhecer com problemas faça o teste da perna: só precisa de 10 segundos

há 4 horas

Este ano a Páscoa é em sua casa? Saiba como não ter de se preocupar com nada 

há 6 horas

Se ainda não comprou o folar da Páscoa, saiba quem voltou

há 6 horas

Óbito: Morreu o poeta, crítico e ensaísta português Fernando J.B. Martinho

há 6 horas

Porto acolhe o XXI Congresso Clínicas Espregueira dias 11 e 12 abril

há 6 horas

Companhia aérea lança recolha para apoiar a UNICEF no suporte ao terramoto em Myanmar

há 6 horas

“ÀMesa com…” está de regresso ao ÀCosta by Olivier com duas novas edições repletas de sabor

há 7 horas

Ator de série da Netflix está em estado grave após contrair infecção

há 7 horas

Nem salmão nem cavala: este é o «peixe do futuro» carregado de minerais e vitaminas

há 7 horas

Osteoblastoma: especialista explica o tumor ósseo raro de que padece o cantor Julio Iglesias

há 8 horas

Foi descoberto o segredo da longevidade de algumas pessoas: os seus netos

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.