Partilhar

André Carrilho estreia nova curta-metragem de animação no festival Monstra

Para o desenhador André Carrilho, que estreia na quinta-feira a animação “A menina com os olhos ocupados”, a Inteligência Artificial ainda não substituiu a criatividade, mas é preciso reafirmar que a arte é feita por pessoas.

6 Março 2024
Forever Young

“A menina com os olhos ocupados” é um filme de animação que tem estreia na quinta-feira na abertura do Monstra – Festival de Animação de Lisboa e baseia-se num premiado livro ilustrado para a infância, com o mesmo nome, que André Carrilho publicou em 2020.

Livro e filme mostram uma menina que não tira os olhos de um telemóvel, alheando-se de toda a realidade que a rodeia, sobretudo de brincadeiras imaginárias e aventuras, de um passeio na rua, uma ida à praia ou um espetáculo de circo.

Se o livro é ancorado numa relação entre texto e ilustração, feita sobretudo em aguarela, o filme não tem diálogos, mas todas as personagens ganham movimento e som.

Em declarações à agência Lusa, André Carrilho contou que lhe parecia impossível adaptar aquele livro para um filme de animação, precisamente pela técnica de aguarela, que “permite algum caos, descontrolo, algum caráter humano e analógico”.

Mas o autor reconsiderou o convite feito pela produtora Blablabla Media e avançou com o projeto desta que é a segunda curta-metragem de animação, depois de “Jantar em Lisboa” (2007).

A solução encontrada foi arranjar “um híbrido de filmagens de manchas de tinta com animação tradicional feita à mão, ‘frame a frame’ [fotograma a fotograma]. É tudo desenhado à mão”, depois complementado com aguarela digital, aproximando visualmente os dois objetos, livro e filme, explicou.

Nos créditos finais da curta-metragem foi acrescentada a informação de que esta animação foi feita sem recurso a Inteligência Artificial.

“Acho que hoje em dia temos que reafirmar que as coisas são feitas por pessoas e este filme todo, desde a música que foi tocada por músicos, com instrumentos reais, as mãos que desenharam cada personagem, foi tudo [fruto de] decisões individuais de pessoas, de uma equipa portuguesa, tudo feito com as nossas mãos e a nossa criatividade”, sublinhou.

André Carrilho diz-se ainda pouco impressionado com as experiências que já fez com recurso a Inteligência Artificial e acha que ainda não substitui a criatividade. “A tecnologia pode ser utilizada de modo a proteger e a enaltecer o trabalho feito por humanos e à mão, por exemplo, fazer uma correção de cor, ou substituir um desenho”.

Mas, o ilustrador e caricaturista também reconhece uma possibilidade: “As pessoas olharem para o resultado do filme e acharem que há um botão que se clica num programa qualquer que faz o filme assim”.

André Carrilho, com mais de duas décadas de trabalho na ilustração, animação e sobretudo em caricatura e cartoon, áreas que lhe valeram vários prémios internacionais, está agora mais interessado em apostar em animação.

“A menina com os olhos ocupados” foi o primeiro livro ilustrado de André Carrilho para a infância, ao qual se seguiu “Senhor Mar”, com a mesma personagem, em 2022.

Com a Blablabla Media, produtora de Filipe Araújo e Hemi Fortes, André Carrilho prepara uma série de animação com esta mesma menina do filme de animação e dos dois livros.

*** Sílvia Borges da Silva, da agência Lusa ***

SS // MAG

Lusa/fim

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 7 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 10 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 12 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 13 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 14 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 14 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 14 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 14 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 15 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 16 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 16 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 16 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 16 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 17 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 17 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 17 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 19 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 20 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.