É verdade, tomar medicamentos e beber álcool faz mal, porque a mistura dessas duas substâncias não é aconselhada, pois pode haver prejuízos a saúde do doente e ao tratamento da doença. Assim, não é indicado o consumo de álcool com medicamentos.
Se beber álcool enquanto está a tomar medicamento a mistura pode potencializar o efeito do medicamento ou reduzi-lo, causando prejuízos ao tratamento. Além disso, muitas vezes a mistura desses dois elementos pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos, trazendo prejuízos para a saúde.
Quantas horas depois de beber se podem tomar os medicamentos? Tudo depende do medicamento que está em uso e da patologia que está em tratamento.
Por exemplo, no caso de analgésicos e anti-inflamatórios, deve-se esperar no mínimo 24 horas para ingerir bebida alcoólica. Em relação aos antibióticos, depende da classe farmacológica, pois já é possível ingerir bebida alcoólica no dia seguinte do término do tratamento ou até mesmo esperar por alguns dias, como no caso da Benzetacil, já que é um medicamento de ação prolongada.
No caso de medicamentos ansiolíticos e/ou antidepressivos, não é recomendando ingerir bebida alcoólica enquanto estiver em tratamento.
Além disso, o uso concomitante de álcool e anti-histamínico também deve ser evitado, pois prejudica o estado de alerta do paciente.
É sempre muito importante conversar com o seu médico para que não haja dúvidas e nem reações adversas, sendo elas leves, moderadas ou graves.