A Hora do Planeta acontece hoje entre as 20.30 e as 21.30. O evento pretende levar a cabo uma ação de consciencialização para a proteção do planeta.
A iniciativa é promovida pela ANP/WWF e consiste em desligar luzes e aparelhos eletrónicos não-essenciais, durante uma hora.
“O objetivo da Hora do Planeta é pôr as questões ambientais na agenda do poder local. Isto porque que as autarquias – pela proximidade real, física e efetiva – ao efetuarem ações coletivas, servem de exemplo, mobilizam e contaminam de forma positiva crianças e adultos para, em conjunto, se discutir e apresentar soluções e compromissos com futuro”, afirma a diretora-executiva da ANP/WWF, Ângela Morgado, em comunicado.
Além de desligar de luzes de ruas, monumentos e edifícios públicos, as autarquias são incentivadas a organizar atividades ambientais, como caminhadas noturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta e sessões de ioga, workshops e jantares comunitários sustentáveis.
Estas ações complementares são muito importantes para a ANP|WWF, pois, como explica a diretora-executiva, Ângela Morgado, “o apagão não é passivo nem tem como finalidade a poupança energética. A ideia é aproveitar aquela hora para trazer à luz uma reflexão sobre o que realmente podemos fazer pelo ambiente no dia a dia”.
Também as empresas e organizações são convidadas a contribuir de diferentes formas para a iniciativa, incluindo com o financiamento de atividades. Todas as informações relativas aos modelos de participação podem ser consultadas no site.