À medida que foram domesticados os cães começaram a mover as sobrancelhas, orelhas, lábios e boca para transmitir emoções positivas e negativas, como alegria, medo, tristeza, surpresa, raiva e dor.
Olho de baleia
O olho da baleia é um sinal de medo, apreensão, preocupação – uma espécie de olhar de soslaio onde você vê a esclera, a parte branca do olho. Muitos cães mostram olhos de baleia quando estão simplesmente assustados. Um cão assustado com olho de baleia também pode ter o rabo dobrado, as orelhas para trás, a boca fechada.
Olhando fixamente
Quando um cachorro olha para si , isso pode significar uma de duas coisas. Se for um olhar suave nos seus olhos, pode ser apenas uma expressão de amor. Quando o cachorro olha para si com aqueles olhos suaves e amorosos e você olha de volta, os dois libertam oxitocina, que é a hormona do amor.
Por outro lado, quando um cão lhe lança um olhar severo – contato visual direto focado diretamente em você – o cão pode estar desafiando você e você provavelmente deveria recuar. Se você encontrar um cão estranho numa caminhada e ele ficar parado ereto, com o rabo para cima, olhar diretamente nos seus olhos, abaixar um pouco a cabeça, talvez até com a penugem levantada e as orelhas erguidas para a frente isso pode ser uma espécie de aviso.
Evitando contato visual
Embora um olhar duro seja muito ameaçador na comunicação canina, os cães que desviam o olhar estão tentando evitar conflitos. Se evitam o contato visual, estão tentando mostrar à outra pessoa ou ao cão que não têm intenção de fazer mal e podem estar tentando desviar a tensão”.
Lamber os lábios
Geralmente é um sinal de estresse. Lamber os lábios para fins stressantes será mais rápido, mas o resto da linguagem corporal também deverá ser levado em consideração. Por exemplo, olhos fechados enquanto lambem podem ser outro indicador de stresse, pois podem estar tentando evitar o contato visual.
Lábio levantado
Tal como acontece com todas as expressões faciais dos cães, é importante levar em consideração a linguagem corporal geral do cão. Quando expõem os dentes incisivos – os dentes da frente – isso é agressivo. Apertar a boca não é sinal de relaxamento. Nessa situação, o cão pode parecer que está a desafiar, com o corpo tenso, as orelhas para frente e possivelmente o peso nas patas dianteiras, inclinadas para a frente. Mas se o cão levanta os lábios horizontalmente e se retrai para os lados, isso é sinal de submissão.
Enrugamento do nariz
Quando um cão levanta o lábio verticalmente, provavelmente notará um enrugamento no nariz – outra pista de que cão está a reagir a si ou a seu cachorro com agressão.
Língua para fora
Também pode ser uma forma de se refrescar ofegante ou pode indicar stresse. Quando um cão está realmente relaxado e com a boca aberta, a língua muitas vezes fica ‘pendurada’ para fora da boca, mas é uma língua longa e realmente relaxada, mesmo que ele esteja ofegante. Mas com um cachorro que está ofegante e stressado, a língua ficará para frente na boca e muitas vezes enrolada, apontando para o nariz.
Sorrindo
Só precisa de estar relaxado e feliz. A boca feliz não está bem aberta, apenas aberta, relaxada, muitas vezes com a língua pendurada para o lado. Isso combinaria com outras coisas felizes, como olhos suaves e orelhas para o lado ou simplesmente ficar balançando.
Apertar os olhos
Essa expressão facial costuma ser um sinal de alegria e apreciação.
Piscando
Há uma grande diferença entre piscar lentamente e piscar rápido. Piscar lentamente provavelmente significa que os cães estão relaxados, contentes e confortáveis. Mas um cachorro começa a piscar os olhos rapidamente quando está stressado e desconfortável.
Bocejando
Os cães podem bocejar ao acordar. Mas, como tudo o mais relacionado com o comportamento canino, depende do contexto. Se a boca se abrir como um bocejo, isso é um sinal de stresse.
Boca fechada
Quando os cães ficam desconfortáveis, além de lutarem ou fugirem, eles podem ficar inquietos ou congelar. Se um cão fecha a boca, ele pode estar passando de ofegante e/ou inquieto para congelado. Isso pode ser muito perigoso se o cão estiver em transição para a luta, porque os cães costumam fazer o que chamamos de ‘microcongelamento’ logo antes de atacar, e fechar a boca costuma fazer parte dessa linguagem corporal.
Orelhas para trás
Da mesma forma, as orelhas de um cão podem ficar presas quando ele está stressado ou defensivamente agressivo como resultado de medo, ansiedade ou stresse. Também pode acontecer quando um cão está antecipando algo como uma mudança. Isso não acontece apenas em cães com orelhas pontudas ; você também pode notar esse movimento em cães com orelhas caídas .
Pupilas dilatadas
Se um cão excitado ou assustado sente uma onda de adrenalina, é notável: você pode ver isso nos seus olhos. Se um cão estiver assustado ou basicamente libertando adrenalina – ou epinefrina – por qualquer motivo, as pupilas se dilatarão. Você vê as pupilas grandes e pretas como uma grande piscina preta, porque os cães podem dilatar muito as pupilas, então quase não há íris, quase não há cores.
Inclinação da cabeça
Um estudo publicado na Animal Cognition em 2021 descobriu que esta posição da cabeça está ligada à inteligência – que rastreia, uma vez que os pastores alemães são uma das raças de cães mais inteligentes. Alguns cães inclinam a cabeça quando estão curiosos e também quando estão ‘a ouvir’ um humano a falar com eles. Os cães que inclinam a cabeça costumam ser mais espertos do que aqueles que não o fazem.