Hoje em dia parece que todos falam sobre minimalismo e sobre os benefícios de aprender a saber viver com menos. A verdade é que todos temos nas nossas casas muitos objetos que já não utilizamos e que acabamos por acumular inconscientemente nas nossas prateleiras, armários e arrecadações.
Se quiser desfazer-se finalmente de muitas destas coisas saiba que ao invés de simplesmente deitar os artigos para o lixo, deve primeiro perceber se estes têm ainda algum valor. O mais provável é que tenha em sua casa algumas peças valiosas que podem gerar um retorno extremamente interessante. Isto se as vender ao comprador certo, é claro. Felizmente hoje me dia plataformas como o OLX ou o eBay vieram auxiliar todo este processo de compra e venda de bens usados.
Muitas vezes é igualmente importante consultar um avaliador especialista que lhe consiga ajudar a identificar o valor exato de um determinado artigo. Por isso já sabe, caso tenha em casa alguns destes objetos é melhor pensar duas vezes antes de se desfazer deles.
- Brinquedos antigos
Alguns brinquedos podem valer bastante dinheiro, sobretudo se a peça continuar na sua caixa original. Em particular tudo o que esteja relacionado com a Star Wars e seja original da década de 80 pode chegar aos milhares de euros. Polly Pockets e comboios são alguns outros exemplos de produtos a que deverá dar uma especial atenção
- Mobília Vintage dos anos 50
Algumas destas peças, especialmente as que são assinadas por reconhecidos designers como Eames, Noguchi, Jacobsen podem ser extremamente valiosas. Algumas peças, simplesmente por serem raras e difíceis de encontrar, podem render milhares de euros.
- Relógios
Tem algum velho Rolex, Patek Philippe ou Omega? Então prepare-se para fazer dinheiro pois nos últimos anos estes artigos têm valorizado tremendamente. No que diz respeito aos Rolex, os modelos das décadas de 70 e 80 são particularmente valiosos.
- Moedas e notas
Para este tipo de artigos é especialmente importante que deixe um profissional qualificado avaliar o seu valor. Algumas moedas antigas podem valer milhares de euros e outras nem por isso. Tudo tem que ver com a sua história e raridade.
- Gira-discos e vinis
Nos últimos anos o mercado dos vinis renasceu. Dado o recente interesse por parte do público, hoje em dia até uma aparelhagem antiga comum pode render um bom dinheiro.
- Artefatos militares
Existe um mercado saudável de venda de artigos referente às diversas guerras e conflitos que ocorreram ao longo da História. Medalhas, facas, pistolas, fotografias e outros artigos podem render centenas de euros. Aqui a história de cada artigo e o nome do seu original dono podem fazer toda a diferença no seu valor final para um colecionador.