Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

SIDA pode acabar até 2030: desde que os líderes mundiais façam isto

23 Julho 2024
Forever Young

Um novo relatório da ONUSIDA, publicado na segunda-feira, diz que a pandemia de SIDA pode ser erradicada até 2030 se forem feitos mais esforços para financiar iniciativas e proteger os direitos humanos.

A SIDA pode ser erradicada se os líderes aumentarem os recursos e reforçarem os direitos humanos, de acordo com um novo relatório da ONU, avança a Euronews

«O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/SIDA (ONUSIDA) divulgou um relatório esta segunda-feira no qual afirma que o mundo se encontra num momento crítico em que os líderes podem decidir se cumprem o seu compromisso de acabar com a SIDA enquanto ameaça para a saúde pública até 2030», refere a publicação.

«O relatório reúne novos dados e estudos de casos, que preveem que as decisões tomadas pelos líderes mundiais este ano decidirão o destino de milhões de pessoas e determinarão se a SIDA será superada», é ainda referido.

Dos 39,9 milhões de pessoas que vivem com o VIH em todo o mundo, 9,3 milhões – ou seja, quase um quarto – não estão a receber tratamento que lhes salve a vida. De facto, as estatísticas mostram que, a cada minuto, morre uma pessoa de causas relacionadas com a SIDA.

Embora a medicina tenha feito enormes progressos, uma em cada quatro pessoas infetadas ainda não tem acesso a tratamento, é sublinhado, «se os líderes tomarem as decisões acertadas hoje, o número de pessoas que vivem com o VIH e que necessitam de tratamento ao longo da vida será de cerca de 29 milhões em 2050».

No entanto, prevê-se que, se forem tomadas as decisões erradas, este número aumentará para 46 milhões.

O número de pessoas em tratamento aumentou de 47%, em 2010, para quase 75% atualmente. O aumento do acesso ao tratamento tem sido crucial para reduzir para metade as mortes relacionadas com a SIDA desde 2010 – de 1,3 milhões para 630 000 em 2023.

“Os líderes mundiais comprometeram-se a acabar com a pandemia de SIDA como uma ameaça à saúde pública até 2030 e podem cumprir a sua promessa, mas apenas se garantirem que a resposta ao VIH dispõe dos recursos necessários e que os direitos humanos de todos são protegidos”, afirmou Winnie Byanyima, Directora Executiva da ONUSIDA.

“Os líderes podem salvar milhões de vidas, prevenir milhões de novas infeções por VIH e garantir que todos os que vivem com VIH possam ter uma vida saudável e plena.”