Partilhar

Já ouviu falar da dieta intuitiva? Eis tudo o que precisa de saber

O conceito de uma dieta intuitiva é simples. Basicamente esta é uma forma mais natural de nos relacionarmos com os alimentos.

5 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

A ideia passa por integrar os nossos instintos e a nossa capacidade racional para escolher os ingredientes que consumimos. Sem seguir regras muito rígidas ou planos altamente elaborados.

Se prestarmos mais atenção aos sinais que o nosso corpo transmite poderemos ser capazes de nos sentirmos melhor. Comer quando sentimos realmente fome e selecionar os ingredientes que nos parecem mais capazes de satisfazer as nossas necessidades.

 

Esta é uma nova dinâmica alimentar que permite reduzir sentimento de culpa e que pretende estabelecer uma relação mais saudável com os alimentos, reduzindo o risco de distúrbios alimentares.

Eis alguns dos conselhos mais essenciais que podem a aplicar no seu quotidiano um estilo de alimentação mais intuitivo.

 

  1. Respeite os seus sinais naturais de fome

Para que o seu corpo tenha a energia necessária para acompanhar o seu estilo de vida ativo é necessário que incorpore um conjunto de diferentes alimentos nas suas refeições. Quando passamos muito tempo sem comer – porque pretendemos perder peso – acabamos por estimular um consumo excessivo na nossa próxima refeição. É assim mais natural que vá comendo ao longo do dia de forma equilibrada, sempre que sinta uma sensação ligeira de fome. Escolha alimentos saudáveis e nutritivos que possam restabelecer da melhor forma a sua energia.

 

  1. Esqueça as dietas

Existem milhares de dietas milagrosas que prometem resultados fantásticos. Todavia grande parte destes regimes apenas nos fazem sentir miseráveis. A falsa esperança de obter o “corpo prefeito” danifica o nosso bem-estar emocional. De resto quando mais associamos o ato de comer a algo negativo, mais estamos a “inundar” a nossa mente com este tipo de pensamentos. Aprenda a reconhecer que os alimentos não são seus inimigos. Um regime alimentar mais intuitivo irá reduzir as ideias negativas associadas aos momentos das refeições.

 

  1. Crie uma relação mais pacífica com os alimentos

Os alimentos devem antes ser percepcionados como fontes de energia, satisfação e até prazer. Ao comer de uma forma mais livre e menos rígida irá encorajar uma relação mais saudável com a sua alimentação. A dieta intuitiva não categoriza os alimentos como “bons” ou “maus”. Tudo o que lhe proporcione nutrição e prazer é bem-vindo, desde que seja seguido um mínimo de moderação e critério.

 

  1. Aprenda a celebrar a satisfação que sente

Uma grande parte da experiência humana deve ser dedicada ao prazer e à satisfação. Ao contrário do que muitos pensam os alimentos não são apenas uma fonte de energia. O nosso paladar existe por uma razão! Sempre que come deve procurar fazê-lo de uma forma atenta. Aprenda a apreciar a felicidade e o prazer que retira de certos sabores e refeições. Quando escolhe os alimentos mais saudáveis o seu corpo irá encontrar formas naturais de agradecer.

 

  1. Confie no seu corpo

Quando passamos a estar mais atento aos sinais de fome do nosso corpo, acabamos naturalmente por também perceber quais os sinais que nos indicam que estamos cheios. Este equilíbrio é determinante. Este nível de atenção consciente deverá comandar todas as suas decisões alimentares: comer quando ainda tem fome; e parar quando já se sente cheio. Parece simples.

Não utilize a comida como distração ou como forma de minimizar sentimentos mais tristes. Caso se sinta mais frágil emocionalmente procure perceber de que outra forma poderá lidar eficazmente com esse estado emocional.

 

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 8 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 9 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 9 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 9 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 10 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 10 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 10 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 10 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 11 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 11 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 11 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 11 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 12 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 12 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 12 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 12 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 12 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 14 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 15 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.