O momento central da comemoração vai ser um espetáculo multimédia inédito que terá como palco a fachada icónica do centro comercial. Através da tecnologia inovadora LED Mapping, inédita em Portugal, os Armazéns do Chiado convidam a uma viagem ao longo dos 25 anos de existência, desde a génese do edifício, passando pelo incêndio do Chiado de 1988, a recuperação das ruínas e a revitalização desta zona da cidade e o papel que os Armazéns do Chiado têm desde então até aos dias de hoje na dinamização económica, social e cultural.
Uma “tela” gigante de 20 metros de altura e 5 metros de largura, constituída por 200 fitas de LED e um total de 10.000 LEDs irá cobrir toda a fachada principal dos Armazéns do Chiado e servir de palco a um espetáculo vibrante e inesquecível. A conceção do espetáculo está a cargo da SIM – Simultâneo de Ideias e Música.
Para além das imagens e dos sons, este espetáculo de celebração trará também ao coração da cidade covers de êxitos que marcaram os últimos 25 anos da musica portuguesa, com músicas de artistas como Amália Rodrigues, Ana Moura, Salvador Sobral e Clã, entre outros, e que serão interpretadas por um conjunto de músicos que irá estar a atuar ao vivo na própria fachada.
O espetáculo terá uma duração de cerca de 20 minutos, e irá ser apresentado em três horários diferentes – às 18h30, às 19h30 e às 20h30.
Ainda no âmbito das comemorações dos 25 anos, os Armazéns do Chiado vão acolher, também no dia 25 de outubro, uma emissão especial das Manhãs da Comercial, em direto, a partir das 7h, junto à entrada principal do centro comercial.
“Os Armazéns do Chiado são feitos de reencontros. No ano em que celebramos 25 anos de história, queremos relembrar como tudo começou. Recordamos o passado, celebramos o presente e mantemos os olhos no futuro, pois não estaríamos a comemorar este marco se a inovação não estivesse presente no dia a dia do centro comercial. E a prova disso é o próprio espetáculo que vamos apresentar, que tem por base uma tecnologia pioneira em Portugal – o LED Mapping –, que nos levará nesta emocionante viagem ao passado”, afirma Ricardo Esteves, Diretor dos Armazéns do Chiado.