Partilhar

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

Ambas as peças são de Balenciaga, cuja relação com a realeza é antiga: as rainhas Victoria Eugenia e María Cristina foram suas clientes e ele foi o estilista do vestido de noiva de Fabíola da Bélgica.

27 Novembro 2024
Forever Young

Na terça-feira foram divulgados os retratos feitos pela fotógrafa Annie Leibovitz do rei Felipe VI e da rainha Letizia. No díptico há três protagonistas, ou, talvez, quatro; ou melhor, cinco. São os dois monarcas, a própria Leibovitz, personagem pertencente à cultura pop dos últimos 30 anos, o Salão Gasparini do Palácio Real de Madrid e o que é talvez, com a permissão dos Reis, o mais importante: Balenciaga.

Pode-se criticar o fotógrafo e o orçamento cobrado (137 mil euros) pago pelo Banco de Espanha, e até o resultado final, mas o trabalho de Balenciaga é intocável.

Balenciaga evita outra coisa: a impossibilidade de imitação que, como escreve Renè König em Fashion in the Civilization Process , “só entra em ação quando a ordem de classe se desintegra”.

Estes retratos são diferentes daqueles feitos por Cristina García Rodero por ocasião do 40º aniversário de Letizia. Fotografou uma família burguesa no jardim de uma casa e, por outro lado, Leibovitz fotografou, sem complexos, dois monarcas num palácio. Em cada centímetro das imagens que, a partir de hoje, estão expostas no Banco de Espanha, embora não apareça nenhuma coroa, há majestade.

As duas peças escolhidas pela Rainha e pelo seu estilista provêm de uma coleção privada sediada em Sabadell, a Fundació Antoni de Montpalau. O seu diretor, cofundador, vice-presidente e ex-crítico de arte do EL PAÍS Catalunha, Josep Casamartina Parassols, explica a história do vestido e da capa. O vestido preto usado pela Rainha, tem decote banheira e é feito de tule e drapeado de cima a baixo finalizado com babado.

É um corte sereia “mas não como os de agora, mais delicado”, detalha Casamartina. Foi costurado para Maria Junyent, sobrinha de Oleguer Junyent, cenógrafo do Liceo, pintor e colecionador.

Se a fotografia de Annie Leibovitz tem núcleo, é precisamente a camada de cor que a Rainha usa. O diretor da fundação insiste que é “framboesa e não vermelha e é uma pena que não pareça completo, porque quase cobre a cabeça”. Esta joia fazia parte de um conjunto que incluía um vestido marfim e foi desenhada para o casamento de Juan Carlos e Sofía, realizado em 1962 em Atenas.

A capa é feita de gazar, tecido que a casa Abraham criou em 1957 para a Balenciaga. Ambas as peças formam um conjunto seminal no trabalho de Balenciaga e foram costuradas para a Condessa de Torroella de Montgrí e Marquesa de Robert, María del Carmen Ferrer-Cajigal de Robert.

A imagem da Rainha concentra o negro de El Greco, a riqueza e sacralidade de Zurbarán, a tradição espanhola de retratos reais liderada por Goya e Velázquez e a sensibilidade fashion do cantor Sargent e o seu gosto pelo couro. A sua ultra produção também nos lembra a perfeição da IA, mas há os estratégicos cabelos grisalhos da Rainha e o volume de Balenciaga para nos lembrar que aquela sessão fotográfica foi real e aconteceu no dia 7 de fevereiro no Palácio Real de Madrid.

 

 

Mais Recentes

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 19 minutos

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 1 hora

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 2 horas

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 3 horas

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 24 horas

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 1 dia

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 1 dia

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 1 dia

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 1 dia

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 1 dia

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 1 dia

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 1 dia

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 1 dia

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 1 dia

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 1 dia

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 1 dia

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 1 dia

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 1 dia

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 1 dia

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.