Partilhar

Doença do beijo: conheça todos os sintomas e previna-se

Vírus causador da mononucleose infecciosa atinge cerca de 90% da população mundial

3 Janeiro 2025
Forever Young

A mononucleose infecciosa é uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) que pode provocar sintomas como dor de garganta intensa e febre. Contagiosa, ela é comum em épocas de festa, como o fim de ano e o carnaval. Além disso, a sua principal forma de transmissão é pela saliva — o que lhe rendeu o nome popular de “doença do beijo”.

Espirros, tosse e até conversas próximas também podem espalhar o vírus, o que explica sua alta prevalência.

O EBV pertence à mesma família do vírus que causa a herpes simples e é transmitido através de gotículas de saliva e respiratórias. Apesar de ser mais frequente entre jovens de 15 a 25 anos, a infeção pode ocorrer em qualquer fase da vida.

Uma vez no organismo,  invade as células que revestem o nariz e a garganta, e provoca a proliferação de um tipo específico de glóbulos brancos, as células mononucleares.

Após infectar um novo hospedeiro, o vírus tem um período de incubação que pode variar de três a oito semanas até ao aparecimento dos sintomas. Muitas vezes, porém, os quadros são assintomáticos.

Os sintomas comuns incluem dor de garganta, febre, mal-estar, aumento dos linfonodos (as chamadas “ínguas”) e inflamação das amígdalas. Por isso, os sinais podem ser confundidos com uma amigdalite bacteriana, porém sem resposta ao tratamento com antibióticos.

A pessoa infetada também pode sentir inchaço à volta dos olhos e ter manchas pelo corpo. Em alguns casos, o vírus pode se espalhar da garganta para o baço e o fígado. Uma vez instaurado, ele pode levar ao aumento desses órgãos e causar dor abdominal. Isso ocorre porque o fígado, ao se expandir, distende sua cápsula protetora, provocando desconforto.

Quadros graves, com repercussões como a morte, são raros. Eles representam menos de 1% das ocorrências,

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 3 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 4 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 5 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 6 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 7 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 8 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 9 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.