Prevenir as inflamações no corpo é fundamental para ter uma boa saúde, e os alimentos anti-inflamatórios podem ser grandes aliados nessa missão.
Segundo Jesús Baraza , renomado nutricionista com mais de 260 mil seguidores no Instagram, incluir determinados produtos na alimentação diária pode fazer a diferença. Numa análise recente realizada na Mercadona, Baraza destacou alguns dos alimentos mais acessíveis e benéficos para combater a inflamação.
O especialista destaca que «as nozes picadas são uma excelente opção graças ao alto teor de ómega-3 , antioxidantes e fibras. Além disso, são mais baratos que as nozes inteiras, sendo uma alternativa ideal para quem quer tratar da saúde sem gastar mais».
Outro produto em destaque é o guacamole, que, refere o nutricionista «contém gorduras cardio-saudáveis do abacate e é rico em potássio, um mineral essencial para reduzir a inflamação e regular o equilíbrio de fluidos no corpo».
Por fim, refere a sardinha em azeite como uma das opções mais completas, «graças ao seu teor de ómega 3, proteínas de alta qualidade e cálcio». No entanto, recomenda retirar o óleo para reduzir a quantidade de gordura saturada adicionada.