Um dos alimentos supostamente saudáveis, mas que não é exatamente “saudável” se comprado industrialmente é o muesli .
A nutricionista Carolin Kotke descreve o alimento no Hamburger Abendblatt como uma “armadilha de açúcar” e enfatiza que geralmente não é uma opção mais saudável do que torradas ou cereais.
«O muesli preparado pode ser uma armadilha porque contém muito mais açúcar do que parece à primeira vista aparenta», explica Kotke, alertando que, em muitos casos, esse açúcar está escondido em vários ingredientes.
«Muitas vezes o açúcar é disfarçado de “frutose”’, “xarope de glicose” ou “dextrose”, o que pode esconder o alto teor de açúcar», enfatiza a nutricionista, lembrando que esses açúcares passam rapidamente para a corrente sanguínea e não enchem o estômago, deixando a pessoa com fome.
Kotke lembra que um aumento repentino nos níveis de açúcar no sangue pode causar fadiga, falta de concentração e também aumentar a pressão arterial.
Longe do que se imagina, esse alto teor de açúcar não ocorre apenas no muesli com chocolate, mas também em composições com frutas desidratadas. Por exemplo, « 100 gramas de passas contêm cerca de 60 gramas de açúcar e 300 quilocalorias e pedaços de maçã desidratada têm valores energéticos semelhantes, pois 100 gramas contêm 270 quilocalorias e também 60 gramas de açúcar», refere a especialista.
Kotke recomenda fazer muesli caseiro, pois «neste caso você sabe o que contém e no final é até a opção mais barata», explica.
«Um muesli saudável deve conter sobretudo fibras, proteínas e gorduras boas, como nozes, sementes e grãos», conclui a especialista.