<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Há quem chore depois do sexo: esta é a razão

Forever Young

É a chamada disforia pós-coito e pode estar associada a diversas razões psicológicas e hormonais.

Chorar depois do sexo ou ter emoções confusas depois de fazer sexo é mais comum do que se imagina. Essa situação é conhecida como disforia pós-coito e, de acordo com vários estudos, pelo menos 56% das mulheres já sofreram com esta situação, enquanto entre os homens o número anda á volta dos 41%.

Entre os principais sinais dessa disforia estão os sentimentos de tristeza, vergonha e ansiedade sem motivo aparente, que podem ser causados ​​por diversas razões hormonais, físicas ou psicológicas.

De acordo com alguns especialistas, a situação pode estar associado a um processo hormonal na amígdala cerebral, responsável por regular sentimentos e emoções.

«Durante a atividade sexual, a amígdala pode funcionar menos, mas pode ficar ativa novamente após o ato» disse o Fernando Rosero, especialista em saúde sexual, à BBC .

O especialista também destacou que pode haver causas psicológicas relacionadas com o stress. «A disforia também pode ser resultado de uma educação sexual muito restritiva, o que pode causar dúvidas ou ansiedade sobre sexo na pessoa», acrescentou.

Também pode ser causado por stress, ansiedade ou problemas de autoestima pessoal .

Segundo o Instituto de Sexologia de Barcelona , ​​«também pode trazer consigo um componente emocional relacionado com o casal”.

«Por exemplo: a existência de expectativas muito altas, que o relacionamento seja sustentado apenas pelo sexo, que tenha havido uma separação ou suspeitas de infidelidade, que os relacionamentos sejam mantidos por compromisso, entre outros», detalha a entidade.