Além dos parâmetros analíticos, há uma série de sinais que podem indicar que nosso sistema cardiovascular está a ser afetado de alguma forma. O cardiologista Aurelio Rojas, destacou recentemente num dos seus reels do Instagram que há três sintomas principais que devem ser reconhecidos.
Apresentar qualquer um desses sinais é um alerta de que algo não está a funcionar corretamente. Ou seja, o coração sofre de algum tipo de fraqueza e há um motivo claro para consulta que não devemos ignorar.
O primeiro sinal de um coração fraco seria a ortopneia. Este sintoma envolve respiração deficiente quando estamos deitados na cama à noite. Na verdade, esse é o momento do dia em que esse sintoma é mais percetível, exigindo que a pessoa se sente abruptamente pararespirar um pouco de ar .
Outra característica da ortopneia é a necessidade de vários travesseiros para conseguir dormir . Quanto maior a necessidade de travesseiros, maior o nível de ortopneia.
O segundo sinal é a angina , também conhecida como “alerta de ataque cardíaco” ou “início de um ataque cardíaco”. A angina como sintoma envolve dor intensa no peito , juntamente com esforço que obriga a parar repentinamente. Esforços leves, como subir escadas, acompanhados de uma dor dessa natureza, devem nos fazer suspeitar de uma possível angina.
O terceiro sinal seria o edema ou retenção de líquidos , especialmente nas pernas ou membros inferiores. Este é um sinal indireto de que há retenção de líquidos noutros locais, como à volta dos pulmões ou do coração.