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Opinião: «Equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é uma das maiores ambições da mulher atual», Cláudia Ganhão, coach

Artigo de opinião de Cláudia Ganhão, Coach e Mentora especializada em Minimalismo no Feminino

Acredito que é possível ter uma vida profissional de sucesso e em simultâneo desfrutar de uma vida pessoal gratificante, com tempo para si.

Estas são as minhas 10 dicas para a ajudar a equilibrar a vida pessoal com a vida profissional.

1. Planear a semana 

O planeamento semanal é aquele hábito fundamental para encontrar o equilíbrio entre todas as áreas da nossa vida! É essencial começar a semana, ou o nosso 1º dia útil de trabalho, com o planeamento semanal feito para todas as áreas da vida, nomeadamente: área profissional, área pessoal, o tempo de descanso, o tempo com a família,  a rotina doméstica, entre outras.

2. Priorizar tarefas 

Nem tudo tem a mesma importância, nem tudo tem de ser feito na mesma altura, é então fundamental que priorize tudo o que tem de fazer. Eu costumo usar um destes métodos: Matriz de Eisenhower ou Método ABCDE para me ajudar a priorizar tudo o que tenho de fazer. Relembro que é necessário ter as tarefas da semana devidamente priorizadas na altura de fazer o seu planeamento semanal!

3. Dizer NÃO

Dizer não quando efetivamente queremos mesmo dizer não! É importante aprender a fazê-lo de forma assertiva e educada, tendo em conta as nossas prioridades, objetivos de vida e limites. Costumo dizer sempre que dizer não, não faz de nós más pessoas, pelo contrário, faz de nós pessoas que se respeitam e que respeitam os outros!

4. Definir limites 

A definição dos nossos limites profissionais e pessoais, assim como dos nossos inegociáveis é essencial! Por exemplo, a definição de quantas horas trabalhamos diariamente, da quantidade de tarefas que conseguimos ter sob a nossa responsabilidade, a definição do horário de trabalho, a definição dos períodos do dia em que vamos estar com a nossa família, definição dos dias de descanso… assim como o cumprimento desses limites e inegociáveis é o primeiro passo para conseguir chegar ao equilíbrio.

5. Não levar trabalho para casa

Mesmo quando se trabalha em casa é imprescindível separar muito bem a vida profissional da vida pessoal! Como vimos anteriormente é a definição e o cumprimentos dos nossos limites que nos ajudam a que seja possível separar muito bem estas duas áreas. Há efetivamente espaço e tempo para ambas as áreas da nossa vida, não convém de todo misturá-las!

 6. Descansar e cuidar da saúde 

Este é outro hábito obrigatório para nos aproximarmos cada vez mais do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Começamos com o descanso intencional, com horas de sono suficientes, tempo para não fazer nada (também é importante), tempo para o lazer e para os nossos hobbies. Sempre acompanhados de um cuidado com a nossa saúde: alimentação saudável, hábitos saudáveis, check-ups regulares, etc. Nunca deverá estar tão ocupada que a sua saúde seja colocada em segundo plano.

7. Ter hobbies

Os nossos interesses e a forma como ocupamos o nosso tempo livre é outro hábito realmente importante para ter uma vida equilibrada e bem sucedida. À semelhança do que partilhei anteriormente, nunca deverá estar tão ocupada que o seu descanso, o seu tempo livre e os seus hobbies sejam colocados em último lugar. Não se anule e não se resuma à profissional, à dona de casa, à esposa, à mãe. Todas as mulheres são mais do que somente esses papéis, manter os seus interesses e os seus hobbies é fundamental.

8. Ter perfis separados nas redes sociais 

Se eventualmente a sua área profissional exigir que tenha perfil em alguma rede social, sugiro que o separe da sua vida pessoal. Não misturar as coisas, também no que diz respeito à vida digital, é sem dúvida um hábito a considerar. Essa separação é importante, por exemplo, nesta situação: se estiver no seu tempo pessoal e quiser ir às redes sociais, não permita que o trabalho lhe entre pela casa a dentro.

9. Tempo exclusivo para os filhos e família 

Outra dica essencial, assim como tem tempo em exclusivo para a sua vida profissional, também o deve ter para a sua vida pessoal, para a sua família, para os seus filhos. E esse tempo torna-se num tempo sagrado, não deixe que aconteçam interrupções profissionais. Esta prática permite também que não se cobre tanto quando tiver de trabalhar com mais afinco.

10. Pedir ajuda e delegar 

Para nós mulheres, este passo parece sempre tão difícil: pedir ajuda quando precisamos e delegar tarefas. Mas é um passo vital para conseguirmos desfrutar do equilíbrio. Aos poucos, comece a delegar, aos poucos reconheça quando precisar de ajuda (pedir ajuda é um sinal de força e determinação, não é de todo um sinal de fraqueza).

Espero que estas 10 dicas ajudem a priorizar o que é efetivamente importante e a encontrar o equilíbrio entre as duas áreas da sua vida. É mesmo possível ter uma profissão de sucesso que nos realize e em simultâneo desfrutar de uma vida pessoal igualmente bem sucedida e satisfatória, basta que isso seja verdadeiramente uma prioridade para nós.

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