Se precisa de renovar o Cartão de Cidadão, agora pode fazê-lo de forma rápida e prática através da aplicação gov.pt. Esta funcionalidade é uma das mais recentes inovações da app, apresentada esta quarta-feira no evento “PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal”, organizado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
A app gov.pt, lançada a 26 de dezembro de 2025, conta atualmente com mais de 3,5 milhões de downloads e apresenta novas funcionalidades, como a renovação do Cartão de Cidadão, de forma digital e sem necessidade de deslocações presenciais, a possibilidade dos cidadãos, empresas e entidades públicas receberem notificações eletrónicas da Administração Pública, e o acesso a faturas eletrónicas, funcionalidade também já disponibilizada no portal gov.pt.
Além das novas funcionalidades, o número de documentos de identificação disponíveis tem vindo a crescer, totalizando atualmente 22. Para além dos cartões digitais anteriormente disponibilizados, como o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução, desde julho foram adicionados cartões de entidades privadas, como o Seguro Automóvel e o Cartão Saúda, e outros cartões de entidades públicas como o Cartão dos Serviços Sociais da GNR, o Cartão do Estudante, o Cartão do Feirante, o Cartão da Ordem dos Médicos Veterinários, o Cartão da Ordem dos Notários e o Identificador de Cidadão Estrangeiro.
A app gov.pt consolida-se como uma plataforma centralizada e segura de acesso a serviços e documentos públicos, bem como a documentos de identificação do cidadão, tornando-se um pilar fundamental da transformação digital da Administração Pública em Portugal. A aplicação é um exemplo de como a transformação digital pode melhorar a relação entre os cidadãos e os serviços públicos, criando uma experiência cada vez mais segura, rápida e conveniente. A AMA garante que a evolução da aplicação gov.pt continuará, com novas funcionalidades em desenvolvimento, para assegurar a maior eficiência no acesso aos serviços públicos.