Entre as gripes de inverno e as alergias de primavera, muitas pessoas estão a passar por um longo período de congestão nasal. Este sintoma obriga a respirar pela boca, mas, apesar disso, é comum sentir uma sensação de secura na garganta. Por isso, somos capazes de jurar fidelidade a qualquer solução que desobstrua o nariz, independentemente das consequências do uso.
Embora possamos inalar vapor de água ou limpar o nariz com solução salina ou água do mar, a solução que mais preferimos é a farmacológica. Existem pequenos frascos na farmácia que cabem em qualquer lugar e libertam uma substância em spray que, quando aplicada no nariz, desobstrui as vias aéreas rapidamente.
Infelizmente, essas drogas têm grande probabilidade de levar ao abuso, e médicos e farmacêuticos alertam sobre o alto número de casos de dependência que ocorrem com esses produtos. O mais recente deles foi o médico José Manuel Felices, que partilhou um vídeo sobre o assunto no seu perfil do Instagram. “Este spray parece-lhe familiar? Bem, cuidado, ele inflama o nariz e causa dependência”, diz ele no pequeno vídeo.
Com este vídeo, o médico não só pretende explicar por que este produto é tão perigoso, mas também explicar que alternativas temos que não causam danos. Mas o que esses produtos contêm? “Esses sprays contêm oximetazolina, um medicamento muito semelhante à cafeína ou a outro medicamento que também é inalado pelo nariz, e o que eles fazem é contrair os vasos sanguíneos que levam ao nariz”, explica Felices.