<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O café pode atrapalhar a sua medicação: especialista explica o motivo

9 Junho 2025
Forever Young

Embora possa parecer inofensivo, o café pode interagir com certos medicamentos de maneiras que reduzem a sua eficácia ou aumentam o risco de efeitos colaterais.

o impacto da cafeína no corpo vai muito além de um rápido aumento de energia. O chá também contém cafeína, mas não nas mesmas concentrações que o café, e não parece afetar as pessoas da mesma forma.

1. Medicamentos para constipação e gripe
A cafeína é um estimulante, o que significa que acelera o sistema nervoso central. A pseudoefedrina, um descongestionante encontrado em remédios para gripe e constipação também é um estimulante. Quando tomados em conjunto, os efeitos podem ser amplificados, podendo levar a nervosismo ou inquietação, dores de cabeça, frequência cardíaca acelerada e insónia.

2. Medicamentos para tireoide
A levotiroxina, o tratamento padrão para hipotireoidismo, é altamente sensível ao momento certo – e seu café pode atrapalhar. Estudos mostram que beber café muito cedo após tomar levotiroxina pode reduzir a sua absorção em até 50%.

A cafeína acelera a motilidade intestinal (o movimento dos alimentos e resíduos pelo trato digestivo), reduzindo o tempo de absorção do medicamento, dificultando a sua absorção pelo organismo. Esses efeitos reduzem a biodisponibilidade do medicamento, o que significa que uma quantidade menor chega à corrente sanguínea, onde é necessário. Essa interação é mais comum com comprimidos de levotiroxina e menos provável com formulações líquidas.

3. Antidepressivos e antipsicóticos
A interação entre cafeína e medicamentos para saúde mental pode ser mais complexa.

Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), como a sertralina e o citalopram, são um tipo de medicamento antidepressivo amplamente utilizado para tratar depressão , ansiedade e outras condições psiquiátricas. Estudos laboratoriais sugerem que a cafeína pode ligar-se a esses medicamentos no estômago, reduzindo a absorção e potencialmente tornando-os menos eficazes.

4. Analgésicos
Alguns analgésicos de venda livre, como os que contêm aspirina ou paracetamol, contêm cafeína. O café pode acelerar a absorção desses medicamentos, acelerando o esvaziamento gástrico e tornando-o mais ácido , o que melhora a absorção de alguns medicamentos, como a aspirina.

Embora isso possa ajudar os analgésicos a fazerem efeito mais rápido, também pode aumentar o risco de efeitos colaterais como irritação estomacal ou sangramento, especialmente quando combinado com outras fontes de cafeína.

5. Medicamentos para o coração
A cafeína pode aumentar temporariamente a pressão arterial e a frequência cardíaca, geralmente com duração de três a quatro horas após o consumo. Para pessoas que tomam medicamentos para pressão arterial ou medicamentos que controlam ritmos cardíacos irregulares (arritmias), isso pode neutralizar os efeitos esperados do medicamento.