O quarto fim de semana dos “Serões Musicais no Palácio da Pena” é inteiramente dedicado ao compositor Robert Schumann (1810-1856). O repertório a apresentar amanhã e sábado, às 21h00, dá a conhecer três coleções de “Lieder”. O barítono André Baleiro e o seu habitual pianista David Santos serão os intérpretes.
As canções que André Baleiro vai interpretar datam todas de 1840, ano em que Schumann escreveu 138 canções no espaço de apenas 11 meses. O barítono português apresenta-se com “pergaminhos” por ser um cantor reconhecido internacionalmente, – venceu, em janeiro, o Concurso SWR Young Opera Stars (Prémio Emmerich Smola), na Alemanha; em 2016, o Concurso Robert Schumann de Zwickau e em 2017 o prémio para “Cantor mais promissor” no Concurso “Das Lied”.
Do programa destacam-se 12 canções sobre poemas de Justinus Kerner (1786-1862), a mais negligenciada de entre as grandes coleções “Lieder” de Schumann. As quatro canções que Schumann escreveu sobre poemas do grande escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) merecem um destaque extra.
Os Serões Musicais prolongam-se até 30 de março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre do Palácio da Pena, um espaço com 80 lugares sentados.
O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), cujo diretor artístico é o maestro Massimo Mazzeo.
Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.