Uma marca pode conseguir a lealdade do consumidor através de muitas formas. Fatores como a qualidade do produto ou do serviço, a sua conveniência e o preço, mas também aspetos como a nostalgia e os valores sociais identificados com determinada marca.
Para descobrir quais as marcas preferidas pelos americanos, um estudo entrevistou mais de 400 mil consumidores para descobrir quais têm maior confiança e impacto na comunidade entre as várias gerações. Muitos dos resultados foram de encontro ao esperado, enquanto outros foram um pouco mais surpreendentes.
As preferências dos norte-americanos com idade entre os 54 e 72 anos, geração também conhecida como dos baby boomers, estão nas marcas de correio e construção. Pode encontrar três marcas que tratam do envio e receção de cartas ou mercadorias no top 5: a “UPS” é a líder, o “US Postal Service” é a terceira e a “FedEx” fecha no quinto lugar. A “Home Depot” e a “Lowe’s” são as empresas de construção civil que preenchem este top 5, no segundo e quarto lugar, respetivamente.
Aqui está o top 10 das marcas preferidas pelos baby boomers norte-americanos em 2019:
1- “UPS”
2- “Home Depot”
3- “USPS”
4- “Lowe’s”
5- “FedEX”
6- “Amazon” (comércio eletrónico)
7- “Hershey’s” (chocolates)
8- “AAA” (automóveis)
9- “Tide” (detergente lavar a roupa)
10- “Cheerios” (cereais)
A tecnologia está no topo geral
Apesar de alguma reação contra o crescimento ininterrupto da tecnologia, as três principais marcas – “Amazon”, “Google” e “Netflix” – são todas empresas de tecnologia. As preferências de marca de homens e mulheres, em todas as faixas etárias, também foram pesquisadas e ambos os géneros confirmam a tendência que determina o top 3.
Porém, a única diferença está mesmo no topo: enquanto o “Google” é a primeira para as mulheres, a “Amazon” lidera entre os homens. Na análise por géneros, contudo, as cinco primeiras terminam de forma completamente diferente, apesar de não surpreender. Nas mulheres, as marcas de beleza e de bem-estar como a “Bath and Body Works” e a “Dove” são a quarta e quinta respetivamente, enquanto os homens preferiram a “Levi’s”, marca de roupa, e a “Samsung”, outra marca da área da tecnologia.
Os mais jovens estão numa onda digital
Por outro lado, a principal marca da geração dos Millennials, foi a “Netflix”, a provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, atualmente com milhões de assinantes em todo o mundo. “Google”, “Amazon”, “Youtube” e “Target” completam as preferências dos que nasceram entre 1981 e 1996, numa confirmação da tendência geral, ou seja, de uma maior ligação ao mundo da tecnologia e do entretenimento.