Decidir adotar um cão é um momento entusiasmante, mas igualmente assustador. Sobretudo para quem nunca teve um outro animal de estimação, acolher um pequeno cachorro em casa pode ser uma enorme responsabilidade que exige uma enorme dedicação.
Sendo certo que muitas famílias se entusiasmam com a ideia de ter um cão em casa, a verdade é que nem sempre consideram todos os detalhes que essa nova “missão” obriga. Educar e cuidar de um cão pequeno pode ser muito exigente e por vezes até algo frustrante. Infelizmente esta é uma das razões que leva ao abandono de muitos animais, sobretudo nos meses de verão.
[Leia também: 5 boas razões para adotar um cão depois dos 50]
No entanto, poucas coisas vão trazer maior gratificação à sua vida do que a companhia de um novo animal. Com o espírito certo e as “ferramentas” adequadas irá conseguir criar um lar harmonioso tanto para a sua família como para o seu cão.
Nos primeiros meses existem alguns equipamentos e acessórios essenciais que vão facilitar este processo de adaptação e educação. Eis algumas das principais sugestões dos especialistas.
- Grades de segurança
Sobretudo se tiver muitas divisões ou escadas na sua casa é recomendado que invista num gradeamento de segurança que permita compartimentar melhor os espaços. Bastante utilizadas para garantir a segurança das crianças este tipo de grades são igualmente úteis para limitar o espaço de ocupação do seu animal. Isto irá garantir que o seu animal não divaga pela casa toda quando não está ninguém e facilita os momentos de treino.
- Cama confortável
Todos os cães precisam de uma cama confortável para descansar e dormir. Sobretudo quando são mais novos é natural que estes animais passem grande parte do seu tempo a dormir, assim é recomendado que invista numa boa solução para as necessidades destes. Idealmente deverá apostar numa cama almofadada ou simplesmente apostar num conjunto de mantas que consigam assegurar o conforto do animal. Este será o seu espaço favorito da casa, onde o cão sabe que pode descansar em segurança e com tranquilidade.
- Coleira
Sendo certo que nos primeiros meses de vida não é recomendado que o cachorro saia ainda à rua, nada impede o dono de adquirir já os acessórios necessários para mais tarde efetuar os habituais passeios. Essencialmente vai precisar de uma coleira e de uma trela. Opte por materiais suaves que não causem desconforto ao animal. Como alternativa pode escolher usar um arnês peitoral que evite as lesões causada pelos puxões da trela na área do pescoço. Invista também num conjunto de medalhas ou acessórios identificadores que incluam os seus contatos.
- Jaula
Treinar adequadamente um animal pode ser desafiante. Nem sempre é fácil conseguir habituá-los a passar tempo sozinhos. Muitos donos escolhem assim adquirir uma jaula que facilite este processo, mas que seja grande o suficiente para assegurar o conforto do animal. A verdade é que tal como os lobos, muitos cães gostam de passar o seu tempo em cavernas ou em lugares mais recônditos. Uma jaula pode oferecer uma maior sensação de proteção e conforto, tornando-se num espaço tranquilo onde podem descansar. É, no entanto, absolutamente essencial que perceba exatamente como treinar o animal para usar a jaula, evitando associações negativas a momentos de stress ou de castigo. A jaula não deve nunca servir para punir o animal.
- Grande variedade de brinquedos
Quando os cães são ainda novos vão estar constantemente a aprender coisas novas. Os momentos de brincadeira são assim importantes para transmitir bons ensinamentos ou lições. Os brinquedos certos podem não só entreter o animal como a ajudar a desgastar um pouco da sua energia. Este tipo de convívio entre o dono e o cão vai fortalecer a sua ligação. Muitos brinquedos estimulam igualmente o cérebro dos animais “obrigando-os” a esforçar-se para obter uma determinada comida ou guloseima. Deve ter sempre uma boa seleção de brinquedos ao seu dispor para estar preparado para qualquer eventualidade.
[Leia também: Vai de férias e quer levar o seu animal de estimação? Temos algumas dicas para si]