A diabetes manifesta-se quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados, sendo que são conhecidos até quatro tipos : pré-diabetes , diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional. O mais comum é o tipo 2, pois está associado a hábitos de vida e condições metabólicas como obesidade, sobrepeso ou sedentarismo.
Embora o diagnóstico mais eficaz e seguro seja verificar o nível de açúcar no sangue através de uma análise, existem outros sinais que podem indicar que se sofre da doença, como a análise de urina. No entanto, a diabetes é precedida de sintomas aos quais foi recentemente acrescentado um novo sinal: a cor da língua, junta-se a sintomas como perda de peso, sede excessiva ou visão turva.
Como aponta a Universidade de Harvard , a cor de uma língua saudável corresponde a um rosa claro . Porém, a colorimetria desse órgão muscular pode apresentar outros tons que podem indicar doenças como a diabetes. Porém, deve-se destacar que muitas são as ocasiões em que alimentos ou outros produtos podem alterar o tom da língua, bem como a sua textura.
Mesmo assim, a prestigiada universidade aponta que uma língua de aspecto branco, com placas ou feridas , pode ser sinal de candidíase oral , que está diretamente relacionada com condições como a diabetes . Isto ocorre porque níveis elevados de açúcar também crescem na saliva, expondo assim os pacientes ao crescimento da levedura Candida albicans . Existem outros estudos que indicam que a candidíase por diabetes também se pode manifestar com uma coloração amarelada.