Partilhar

Alzheimer. 5 sinais precoces (e surpreendentes) de que algo não está bem

Nenhuma destas alterações comportamentais está relacionada com problemas de memória

21 Maio 2020
Forever Young

Apesar de todo o progresso científico e de uma crescente preocupação da população relativamente a este tema, a verdade é que a Doença de Alzheimer continua frequentemente a ser diagnosticada de uma forma tardia, apenas quando a doença já se encontra num estado avançado.

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, a cada três segundos é diagnosticado um novo caso de demência no Mundo. No total, são afetadas 47,5 milhões de pessoas e só a doença de Alzheimer representa 60% a 70% dos casos. Em Portugal estima-se que existam 182 mil pessoas com esta doença.

[Leia também: 20 coisas que o estão a fazer envelhecer mais rápido (e que pode mudar)]

Estes são números preocupantes, sobretudo tendo em conta que esta é uma doença degenerativa sem cura. A evolução da doença é lenta, mas progressiva. Infelizmente muitos são aqueles que ignoram os sinais mais precoces ou desvalorizam o seu possível significado. Muitos destes sintomas podem até nada ter a ver com a perda de memória, pelo que devemos estar atentos também às mudanças comportamentais.

Conheça alguns destes sinais mais precoces, que poderão ser importantes para uma rápida deteção. Um diagnóstico numa fase inicial poderá ser determinante para ajudar a família e o paciente a preparar a sua vida para esta nova e difícil realidade.

 

  1. Roubar e infringir a lei

Tudo o que sejam comportamentos fora do habitual devem ser motivos de preocupação. Caso alguém já com uma idade avançada altere subitamente a sua personalidade, isso pode indicar algum distúrbio ou dano mental. As pessoas que sofrem de certos tipos de demência, acabam por ver afetada a função “executiva” do cérebro – responsável pela toma de decisões. Como consequência, isto pode dificultar a capacidade de discernimento e distinção entre o “bom” e “mau”.

  1. Quedas frequentes

Um estudo com cerca de 125 adultos com mais de 65 anos procurou registar a frequência com que estas pessoas caiam durante um período de 8 meses. No final, quando os investigadores olharam para as imagens dos cérebros (através de exames TAC) daqueles que caiam mais vezes, concluíram que existia uma clara correlação entre sinais da Doença Alzheimer e as quedas. Esta falta de equilíbrio pode ser assim um sinal de um problema cognitivo grave.

  1. Comer coisas inapropriadas

Nas fases iniciais de Alzheimer, os pacientes tendem a comer mais do que o normal. No entanto é habitual verificar uma perda de peso. Isto, de acordo com os especialistas, pode ser explicado por uma alteração do metabolismo do organismo do paciente. Este tipo de doença afeta a memória do cérebro e pode dificultar a correta compreensão dos sinais de fome que vai recebendo, não sabendo exatamente como reagir aos mesmos. Alguns pacientes tendem inclusive a comer papel ou outro tipo de objetos estranhos, exibindo assim sinais de que pode existir um distúrbio na capacidade cognitiva.

  1. Não entender sarcasmo

A incapacidade de compreender ou reconhecer quando alguém está a ser mais sarcástico pode ser um sinal de atrofia no cérebro. Sendo certo que todos podemos, por vezes, ter dificuldade em compreender quando alguém está a brincar ou a dizer coisas com outro significado, a verdade é que se, de uma forma frequente, estivermos sempre a registar o que os outros dizem de uma forma muito séria e literal, então isso pode ser um problema.

  1. Olhar perdido ou vago

A Doença de Alzheimer corresponde a uma alteração nas funções cognitivas e executivas do nosso cérebro. Isto significa que a nossa capacidade de lembrar factos, memória ou informações está algo comprometida. Assim como a nossa capacidade de tomar decisões. Ou seja, o nosso cérebro acaba por ter dificuldade em focar-se eficazmente. Tende a funcionar de uma forma mais vaga, algo perdida e dispersa. Caso o nosso olhar comece a parecer um pouco perdido de uma forma constante e prolongada, então isso pode ser um motivo de preocupação.

 

[Leia também: Nova vacina contra Alzheimer será testada em humanos]

 

Mais Recentes

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 35 minutos

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 2 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 16 horas

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 16 horas

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 18 horas

Quer chegar aos 90 anos? Descubra aqui o segredo

há 19 horas

São verdadeiros “meninos da mamã”: conheça os signos mais mimados

há 21 horas

Dia Internacional da Criança com Cancro: Desmistificar possíveis efeitos do pó de talco

há 23 horas

Dia da Síndrome de Angelman: «Para nos recordarmos destas famílias e do que está por fazer»,Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 1 dia

Dia Internacional da Criança com Cancro: «Diagnóstico precoce e a melhoria no acesso aos cuidados podem salvar mais vidas», Maria José Ribeiro, oncologista pediátrica

há 1 dia

Quem sofre mais ao terminar uma relação? Este estudo afirma que são os homens

há 2 dias

Sobre a inevitabilidade da despedida: “O Fim de Chéri”

há 2 dias

Número de utentes sem médico de família aumentou em janeiro: conheça o números

há 2 dias

Bronquite: especialista explica a condição que levou Papa Francisco ao hospital

há 2 dias

Consiga as unhas com que sempre sonhou em segundos pela módica quantia de 1 euro: com os novos vernizes da Primark.

há 2 dias

Cabelo impecável é a promessa desta edição limitada do Lidl: à venda só este fim de semana por pouco mais de 1 euro

há 2 dias

Impressionante: pai filma filho a ser engolido por uma baleia quanto este estava a andar de caiaque (com vídeo)

há 2 dias

Por que ficamos com a pele mais bonita quando estamos apaixonamos?

há 2 dias

Opinião: «O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam», Carlos Catarino, Fundação Portuguesa de Cardiologia

há 2 dias

Opinião: «Equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é uma das maiores ambições da mulher atual», Cláudia Ganhão, coach

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.