Para muitas mulheres o processo de envelhecimento é algo complicado. À medida que os anos vão passando sentimos igualmente que o nosso corpo e a nossa imagem se vai alterando. É natural. Perdemos alguma da jovialidade, alguma da leveza e frescura que caracterizou a nossa juventude.
Segundo Sandy Linter (uma conhecida maquilhadora americana), ao longo deste processo a maquilhagem das senhoras acaba sobretudo por ser usada com o objetivo esconder algumas das ligeiras imperfeições que o tempo nos vai trazendo. As rugas, as manchas, marcas de expressão, etc.
No entanto a situação não precisa de ser esta e a maquilhagem pode ter nesta fase da sua vida um papel bem mais positivo. Linter recomenda que as mulheres nesta fase procurem divertir-se a experimentar diferentes produtos de beleza e que acima de tudo, ao invés de tentarem esconder as imperfeições, procurem antes reforçar os seus pontos-fortes.
Para este efeito Sandy Linter criou uma pequena listagem (publicada no site da Vogue), com dicas para todas as mulheres com mais de 50 que desejem utilizar corretamente maquilhagem.
- Crie uma base luminosa
Nunca é demasiado reforçar a importância que um cuidado diário da pele, que envolva sobretudo limpeza, exfoliação e hidratação tem para a saúde da sua pele. Sobretudo numa idade mais avançada estes hábitos ganham uma ainda maior importância.
Linter recomenda que todas as mulheres, antes de aplicarem a sua maquilhagem, ganhem o hábito de hidratar a pele com um creme leve. Não se esqueça que a pele deverá estar o mais limpa possível antes de aplicar o hidratante.
- Esconda de uma forma conservadora algumas ligeiras imperfeições
Segundo Linter, é impossível esconder as rugas por isso nem deverá tentar. Segundo esta especialista apenas irá estar a dar mais visibilidade a estas áreas da sua face. De forma a uniformizar o look geral da sua pele, o recomendado é usar uma pequena esponja de maquilhagem ou pincel para espalhar uma base hidratante. Após este momento use um robusto e cremoso concealer que se misture facilmente e que permita corrigir algumas manchas ou marcas.
- Dê um tom bronzeado à sua pele
Usar um adequado auto-bronzeador na sua face é uma excelente forma de “aquecer” naturalmente o tom de pele de qualquer pessoa com mais de 50 anos. Procure acima de tudo aplicar este tom em baixo das suas bochechas, ao longo do seu nariz, na testa e de baixo do queijo para assegurar um saudável brilho luminoso. Tenha apenas alguma atenção na aplicação para garantir que o tom não fica apenas restrito a algumas zonas e está presente uniformemente em todo o seu look.
- Reforce os seus olhos
Deve procurar “abrir” ao máximo os seus olhos e faze-los parecer o maior possível. Segundo Linter isto irá faze-la parecer mais jovial. O primeiro passo será usar um revirador de pestanas para estender ao máximo as mesmas. A seguir aplique uma máscara de pestanas que seja adequada para si. Um bom eyeliner e uma boa sombra poderão ser igualmente importantes para dar destaque ao seu olhar.
- Cuidado com a sobrancelha
O seu principal foco deverá ser fortalecer naturalmente as suas sobrancelhas. Tente preservar todos os pequenos pelos que tiver, como tal não deverá nunca retirá-los com uma pinça. Tente antes apará-los ligeiramente. Existem adicionalmente alguns produtos que podem ajudar a fomentar o crescimento saudável da sobrancelha (evitando a queda) que podem ser importantes para evitar quaisquer “falhas”.