A cor preta é um dos básicos em qualquer guarda-roupa e são poucas as pessoas que não têm uma peça neste tom, pois é fácil de combinar, elegante e sofisticada. Há quem use o preto com bastante frequência, o que, na psicologia da cor, revela estar ligada às emoções e ao comportamento.
Para quem tem o preto como cor preferida e o usa com frequência, essa opção pode refletir uma série de características distintivas, uma vez que, segundo o site ‘WebMD’, «a psicologia das cores pode influenciar a personalidade e o caráter de cada um de nós».
De acordo com a mesma fonte, «vestir de preto pode expressar seriedade e força». Usar a cor preta de forma recorrente «pode transmitir tranquilidade a muitas pessoas. Quem usa essa cor frequentemente influencia a forma como a sociedade e as pessoas à sua volta o percebem e encaram», é ainda referido.
Ao escolher o preto, «a pessoa pode ter a pretensão de não querer chamar a atenção, seja por complexo físico ou por ser introvertidos». Os que elegem o preto para se vestir, muitas vezes são vistos como elegantes e misteriosos, mas também transmitem uma imagem de «criativos e rebeldes». «Vestir de preto pode dar uma projeção de intimidação e poder, combinados com com traços de individualismo».
Diz a referida fonte que «esta cor também pode ser associada à melancolia e à nostalgia , ao mesmo tempo que oferece sensação de proteção e segurança. Geralmente, quem opta pelo preto costuma transmitir confiança e uma forte identidade pessoal».