<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

18 Fevereiro 2025
Forever Young

Trajetória do 2024 YR4 passa por regiões como Ásia, África e América do Sul; impacto poderia libertar energia equivalente a 500 bombas de Hiroshima, capaz de destruir uma grande cidade.

Cientistas do Catalina Sky Survey Project, projeto financiado pela NASA, identificaram o possível “corredor de risco” do asteroide 2024 YR4, que pode atingir a Terra a 22 de dezembro de 2032. A trajetória abrange uma faixa estreita do norte da América do Sul até à Ásia, incluindo regiões densamente povoadas como Chennai, na Índia, e a Ilha de Hainan, na China.

A possibilidade de impacto é estimada em 2,1%. As informações são do Daily Mail.

Com cerca de 90 m de diâmetro, o asteroide tem a mesma altura da Estátua da Liberdade. Se colidir com o planeta, pode causar uma explosão de até oito megatons de TNT, mais de 500 vezes a energia libertada pela bomba atómica de Hiroshima, impacto capaz de destruir uma grande cidade.

O 2024 YR4 foi detetado em dezembro de 2023 tendo ganho destaque destaque nas tabelas de risco de impacto da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA). É o único asteroide conhecido atualmente com probabilidade de impacto com a Terra superior a 1% e recebeu a rara classificação de três na Escala de Torino, que mede o perigo de colisões espaciais.

Caso o impacto ocorra, os países sob risco incluem Índia, Paquistão, Bangladesh, Etipóia, Sudão, Nigéria, Venezuela, Colômbia e Equador. O local exato da colisão influenciará na magnitude do impacto, sendo que as regiões no final do corredor de risco podem receber um choque menos intenso.