Partilhar

Atores de Hollywood em greve? Pois, parece que sim

Saiba o motivo

6 Junho 2023
Forever Young

O sindicato que representa mais de 160 mil atores e apresentadores de cinema, rádio e televisão de Hollywood decidiu entrar em greve se não conseguir um novo acordo com os estúdios até 30 de junho, avança a Lusa.

A decisão foi ratificada na segunda-feira à noite por 98% dos cerca de 65 mil votos e as negociações devem começar na quarta-feiraentre o sindicato SAG-AFTRA e a lliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios da Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner Bros. Discovery, NBC Universal, Paramount e Sony.

As reivindicações dos atores são semelhantes às dos argumentistas, que entraram na sexta semana de greve, após o sindicato do Writers Guild of America (WGA) ter falhado um acordo remuneratório com os produtores de cinema e televisão.

Os atores, muitos dos quais demonstraram apoio aos argumentistas na sua luta com os grandes estúdios, pedem também uma melhoria nas condições de trabalho e nos salários, que consideram estarem desajustados face à inflação e ao crescente papel das plataformas de ‘streaming’.

Além disso, os atores demonstraram preocupação com o uso de imagens geradas por inteligência artificial e com a gestão dos direitos de voz e imagem.

A última vez que os atores de Hollywood entraram em greve foi no ano 2000.

Já no que toca aos argumentistas, a última greve que o sindicato fez foi em 2007 e durou mais de um mês, resultando num prejuízo de 2,1 mil milhões de dólares (1,91 mil milhões de euros) para a indústria audiovisual norte-americana e no despedimento de 37 mil profissionais.

O WGA exige cerca de 600 milhões de dólares (546,2 milhões de euros) em aumentos salariais e outros benefícios para os argumentistas, como a compensação que um membro da equipa recebe sempre que o produto volta a ser transmitido na televisão e que, segundo a organização, tem sido reduzida pelas plataformas de ‘streaming’.

A greve foi determinada após o falhanço das conversações entre o sindicato que representa 11.500 argumentistas e a AMPTP.

O WGA pede aumentos de 5% e 6%, mais argumentistas para cada produção, um mínimo de 10 semanas de emprego por ano, limites à utilização de inteligência artificial na escrita de guiões e uma renegociação dos pagamentos residuais no ‘streaming’.

O sindicato calculou que este pacote aumenta em 429 milhões de dólares (389 milhões de euros) os pagamentos anuais. A contraproposta dos estúdios vale apenas 86 milhões de dólares (78 milhões de euros).

Os efeitos da greve dos argumentistas já se estavam a fazer sentir na indústria, obrigando à suspensão da produção de séries como “Stranger Things”, “Cobra Kai” ou “The Last of Us”.

Uma eventual greve dos atores pode complicar ainda mais o desenvolvimento de novas produções em Hollywood.

Mais Recentes

Longevidade: fique a par das 8 dicas para viver mais de 100 anos

há 9 horas

Alerta: «Medicamentos naturais “destroem” o fígado», afirma estudo

há 10 horas

Viva a segunda-feira sem stress: descubra as 8 dicas para começar a semana mais motivado

há 10 horas

Óbito: Morreu Clem Burke, baterista dos Blondie

há 10 horas

Glaucoma: descoberta substância química que impede o seu desenvolvimento

há 10 horas

Dormir com luz acesa pode aumentar risco de diabetes, revela estudo

há 11 horas

Não acelere o envelhecimento: deixe já de fazer estas 7 coisas

há 11 horas

Mulher madura e feliz: por que os 50 anos são os novos 30?

há 11 horas

Óbito: Morreu Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham

há 11 horas

Lembra-se de Marilyn Monroe? Conheça as 6 lições que a atriz nos deixou

há 12 horas

Óbito: Morreu Jay North, ator da série ‘Dennis, o Pimentinha’

há 12 horas

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 12 horas

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 12 horas

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 12 horas

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 13 horas

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 13 horas

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 13 horas

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 14 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 14 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.