Aumente e reforce a autoestima: a menopausa não é um bicho de sete cabeças

Veja como se sentir melhor nesta fase da vida.

Tenha autoconhecimento
O autoconhecimento é o primeiro passo para o amor próprio. Entender o momento da vida que está a enfrentar, quais são as mudanças que estão a acontecer no corpo, é essencial.

Pratique exercícios físicos
Cerca de 40% das mulheres que estão na menopausa, não praticam nenhum tipo de atividade física. Isso impacta diretamente na autoestima. Devido a série de mudanças ocasionadas pela menopausa e, em função do desequilíbrio na produção hormonal, o funcionamento do organismo fica mais lento, inclusive do metabolismo. Por isso, a queima de calorias é reduzida e há um aumento de peso e ganho de gordura, principalmente abdominal.

Melhore a alimentação
Ter uma alimentação saudável pode ajudar em diversos aspetos da vida e, nesta fase, não é diferente. Além dos já conhecidos benefícios de manter uma alimentação equilibrada, 79% das mulheres avaliadas sofrem com a perda da libido. Existem alguns alimentos que podem ajudar neste cenário de uma maneira mais natural: abacate, amêndoas, castanhas e todas as oleaginosas.

Cuidar da pele
Uma boa opção para promover o bem-estar, manter-se saudável, e, consequentemente, aumentar a autoestima são os cuidados com a pele.

Ter uma rede de apoio
Um dos problemas mais relatados pelas mulheres durante a menopausa, é a solidão. Por ser um tabu, as mulheres não falam sobre o tema em casa e, muitas vezes, nem com as amigas. Isso gera uma sensação de solidão, como se só ela estivesse a passar por aquele momento.